Como era o modo de vida dos puritanos?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os puritanos eram membros de um movimento de reforma religiosa conhecido como puritanismo que surgiu dentro da Igreja da Inglaterra no final do século XVI. Eles acreditavam que a Igreja da Inglaterra era muito semelhante à Igreja Católica Romana e deveria eliminar cerimônias e práticas não enraizadas na Bíblia.

Doutrinariamente os puritanos eram calvinistas, como eram a maior parte dos separatistas e dos anglicanos até à época do arcebispo Laud.

Os Puritanos revolucionaram as atitudes em relação ao trabalho diário quando levantaram a possibilidade de que “cada passo e aspecto do seu ofício é santificado”. O objetivo era servir a Deus, não simplesmente no trabalho no mundo, mas através do trabalho.

A burguesia se tornou uma classe social em ascensão e desejosa por também participar das decisões do governo. A religião puritana se adequava aos interesses burgueses, pois não havia condenação quanto ao lucro.

Os puritanos eram membros de um movimento de reforma religiosa conhecido como puritanismo que surgiu dentro da Igreja da Inglaterra no final do século XVI. Eles acreditavam que a Igreja da Inglaterra era muito semelhante à Igreja Católica Romana e deveria eliminar cerimônias e práticas não enraizadas na Bíblia.

A população puritana quase sempre se vestia com roupas com tons escuros e as mulheres não ostentavam joias e luxo. Era uma sociedade dedicada ao trabalho, havia pouco tempo para as diversões. As reuniões festivas dos colonos aconteciam no momento da construção de algum celeiro, ou seja, misturavam lazer ao trabalho.

Por causa desse desejo, esses crentes fervorosos na Igreja, na Inglaterra e na Escócia, vieram a ser chamados e conhecidos como Os Puritanos. A palavra vem do inglês e significa purificar. Em primeiro lugar, eles queriam purificar a Igreja de Deus, especialmente o culto, através da Palavra de Deus escrita.

A Revolução Puritana foi um movimento surgido na Inglaterra no século XVI, de confissão calvinista. Esse movimento rejeitava tanto a Igreja Romana como a Igreja Anglicana. Desde o início já aceitavam a Doutrina da predestinação.

Oliver Cromwell

Liderada por Oliver Cromwell, a Revolução Puritana levou a burguesia ao poder político na Inglaterra, instaurando ainda uma efêmera República. A Revolução Puritana, ocorrida na Inglaterra entre 1641 e 1649, originou pela primeira vez a constituição de uma República (1649-1658) em solo inglês.

A primeira expedição de puritanos para a América do Norte ocorreu em 1620, quando o navio Mayflower atracou onde hoje se localiza o estado de Massachusetts. Nessa região, os puritanos criaram o primeiro núcleo de colonização, conhecido como Plymouth.

Desde o início, os puritanos já aceitavam a doutrina da predestinação. O movimento foi perseguido na Inglaterra, razão pela qual muitos fugiram, em busca de outros lugares com maior liberdade religiosa.

Eles eram os cristãos que desejavam uma Igreja da Inglaterra isenta de qualquer liturgia, cerimônia ou práticas que não estivessem absolutamente com base bíblica. A Bíblia era sua única autoridade, e eles defendiam que deveria ser usada em todos os níveis e áreas da vida.

19 Erroll Hulse – Quem foram os puritanos – p. 193. Neste contexto, a educação era vista como uma ação mandada por Deus na esperança que Ele o regenere. Baseado em provérbios, a correção era um meio de limitar a ação do coração mal e pecaminoso na esperança de um livramento, dado por Deus, do inferno.

O lema dominante como bem- estar social do ethos puritano e dos cientistas da época fundamentava a ciência e sua invenção tecnológica como um processo necessário para melhorar a vida social e material dos homens. Para a comunidade científica protestante, os dois valores apreciados eram o utilitarismo e o empirismo.

Pela mesma razão, condenavam a pompa excessiva das vestes litúrgicas e da ornamentação das igrejas com imagens, peças em metais preciosos e pedrarias e têxteis.

Resposta. Resposta: Sua família havia recebido terras que foram confiscadas da Igreja Católica pelo Estado durante a Reforma Protestante na Inglaterra. Com uma formação religiosa puritana (nome dado aos calvinistas na Inglaterra) e anticatólica, Oliver Cromwell foi eleito para a Câmara dos Comuns em 1628.

A designação de 'Cabeças Redondas' decorre do facto de estes parlamentares usarem o cabelo curto e de se recusarem a usar as tradicionais perucas brancas repletas de 'cachos'.

Como os calvinistas defendiam uma “vida pura”, eles foram chamados de puritanos. A doutrina calvinista afirma que o indivíduo pode estabelecer sua própria relação com Deus, desde que a sua vivência seja baseada na pureza e na prática de bons costumes.

Os puritanos viam a si mesmos como uma espécie de "povo escolhido", vendo uma semelhança entre aquilo que eles experimentavam e o que o povo hebreu, como descrito no Antigo Testamento, tinham experimentado.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Continuar lendo Quem são os puritanos?