Como era o material escolar de antigamente?

Perguntado por: oduarte3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A lista do material escolar basicamente era composta assim: Lápis de preferência da marca Fritz Johansen, borracha, caneta tinteiro, régua de madeira estojo de lata ou madeira, caderno tipo brochura, cadernos de caligrafia, de desenho, de linguagem folhas de papel ao maço pautadas, vidrinho com cola Goma Arábica, Ah!!!

A estrutura das escolas tradicionais é caracterizada por uma hierarquia, com diretores, coordenadores e professores ocupando lugar de poder. Diferente da ideia de uma gestão escolar democrática, a escola tradicional não cria espaços de diálogo e colaboração e cabe à administração tomar as decisões da instituição.

Legislação proíbe que as escolas incluam itens como álcool, algodão, material de limpeza, copos, pratos e talheres descartáveis, canetas para lousa, fita, cartucho ou tonner para impressora, na lista de materiais.

A lista do material escolar basicamente era composta assim: Lápis de preferência da marca Fritz Johansen, borracha, caneta tinteiro, régua de madeira estojo de lata ou madeira, caderno tipo brochura, cadernos de caligrafia, de desenho, de linguagem folhas de papel ao maço pautadas, vidrinho com cola Goma Arábica, Ah!!!

Os primeiros cadernos:
Ele era mais prático para manusear no dia-a-dia já que não era preciso enrola-lo. Como os papiros eram apenas dobrados, empilhados e costurados uns aos outros, a primeira e última folha era mais suscetível a se estragarem.

Pais de outrora, via-de-regra, ensinavam e educavam com a pedagogia do amor, da cultura, do bom-senso, da honestidade e do respeito mútuo; amavam os seus filhos e, se necessário fosse, dariam as próprias vidas por eles.

A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.

No método tradicional de ensino, o educador é considerado figura central e único detentor do conhecimento. Este, por sua vez, é repassado aos estudantes em aulas expositivas. Nesse modelo, o estudante é reduzido a espectador em sala de aula. A ele, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

Inicialmente foram criadas escolas isoladas, as chamadas cátedras, que eram unidades de ensino extremamente simples, formadas por professores que ensinavam a seus alunos em locais improvisados, cobrando pelo serviço.

A escola brasileira há 50 anos tinha um modelo educacional focado nos métodos tradicionais e uma forte pedagogia comportamental. A classe liderada pelo professor e não tinha uma educação centralizada na participação ativa dos alunos.

O ensino primário era compreendido por quatro anos, já o ensino secundário possuía duração de sete anos, dividido em ginásio, com quatro anos de duração, e colegial, com três anos. Para o ingresso no ensino secundário, ginásio, era necessário a aprovação em um exame de admissão.

Chinelos, sandálias, chuteiras com cravo ou outros tipos de calçados não são adequados, pois podem comprometer a segurança do(a) aluno(a).

Materiais que podem ser solicitados
Nesse aspecto, podemos mencionar itens como cadernos, lápis de cor, folhas sulfite, lápis, canetas, borrachas, apontador, tesoura escolar, tintas, giz de cera, entre outros.

Naquela época, cerca de 5 mil anos atrás, a escrita começou a ser feita em pequenas almofadas de barro. Mais tarde, usou-se também madeira, metal e pedra para escrever.

As escolas dos anos 80 e 90 eram templos de cores, estojos automáticos e Bubbaloos de banana embaixo das classes do colégio. Para relembrar os efeitos de toda esta nostalgia, o Correspondente do Vale selecionou itens básicos para a sobrevivências dos alunos daquela época.

Foram os egípcios os primeiros a fazer registros num suporte flexível denominado PAPIRO, que eram folhas rústicas obtidas a partir de um processo de produção que utilizava a planta de mesmo nome, a qual era abundante nas margens do Rio Nilo.