Como era o maná da Bíblia?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Qual era a aparência do maná? Era uma coisa pequena, redonda, miúda como a geada, e era branca (ver Êxodo 16:14, 31). Qual era o sabor dele? “Como bolos de mel” (Êxodo 16:31) ou como “azeite fresco” (Números 11:8).

1. [Informal] Forma de tratamento usada com uma irmã. 2. [Informal, Por extensão] Forma de tratamento usada com uma cunhada.

31 O povo de Israel chamou maná àquele pão. Era branco como semente de coentro e tinha gosto de bolo de mel.

Em Êxodo 16:31 o maná "era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel." Isso nos fala de como nos sentimos quando recém libertados da escravidão do Egito que é o mundo e de Faraó que é uma figura de Satanás.

40 anos

O Senhor continuou abençoando os filhos de Israel com maná durante o período em que eles vagaram pelo deserto, por 40 anos.

Josué 5:12 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do trigo da terra, do ano antecedente, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano, comeram das novidades da terra de Canaã.

Sinônimo de: comida, iguaria, alimento, ambrosia, manjar, deleite, delícia, gozo, prazer, satisfação, ganho, presente, proveito, vantagem, barganha, pechincha, ...

A Bíblia diz que o maná foi enviado por Deus quando o povo de Israel começou a reclamar da falta de alimento. A Bíblia descreve o maná como sendo o “cereal do céu” (Êx 16:4; Sl 78:23,24), provido pelo Senhor para sustentar o Seu povo.

Etimologia (origem da palavra mana). Mano - a + o. substantivo masculino Ocultismo. Segundo os melanésios (nativos da Melanésia), força sobrenatural que se concentra em objetos e/ou pessoas, adquirida ou herdada, e capaz de transmitir magia aos homens.

de magia em cada um de nós. É a subtância da qual a. magia é feita, o que impulsiona tudo que fazemos.

O "maná" da tamargueira é encontrado no Sinai somente durante os meses de junho e julho. A quantidade desta matéria é extremamente pequena e não poderia alimentar a muitas pessoas ao passo que a Bíblia afirma que Deus nutriu uma nação inteira com o maná por quase 40 anos.

Em comparação às terras próximas, Canaã era farta, produzia frutas, uvas, mel, entre outros alimentos, que deram a esta terra uma referência de “terra que mana leite e mel”.

A arca é um baú sagrado que tem um lugar dedicado no tabernáculo e no templo, em Jerusalém.

O maná, portanto, é um tipo da Palavra de Deus: é o alimento que vem do céu para o sustento do seu povo. E qual é a figura da arca da aliança? Ela representa a presença de Deus no meio dos homens.

Pelo menos vinte vezes a expressão “terra que mana leite e mel” aparece na Bíblia referindo-se à terra prometida. O leite pode significar que a terra seria fértil, cultivável, onde se poderia criar o gado e ter abundância de alimento.

comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã." Isto, porém, não implica necessariamente que os israelitas foram alimentados exclusivamente de maná. Eles tinham rebanhos numerosos que lhes davam leite, queijo e, é claro, um suprimento limitado de carne.

Apenas uma passagem descrita na Bíblia se refere a isso: quando Ele come um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24:41). O que nos faz saber que “sim, Ele comia” é o fato de ter ficado em jejum por 40 dias, episódio citado por Mateus, Marcos e Lucas, o que implica que em todos os outros, ele se alimentava.

Continuar lendo Como era feito o maná?