Como era o lagar de pisar uvas?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Ele normalmente é retangular de tamanho variável, quase sempre de pedra (granito) onde as pessoas pisam nos cachos de uva e o mosto (suco) da uva fermenta. Porém, hoje, há lagares de cimento, inox, ou mesmo antigos de pedra revestidos de aço inox com controle de temperatura.

Lagar Inox Vinho 3000 Litros
Lagar em Inox Capacidade: 3000 Litros Medida Interior: 225x200x65 Medida Exterior: 238x213x95

Comumente se usa a palavra Lagar, no trabalho com a fabricação do vinho. Lagar, no processo que envolve a preparação do vinho é termo clássico. Para malhar o trigo, o local é outro se chama de “Eira”, encontramos o termo no Novo Testamento.

Efetivamente, as bebidas alcoólicas são por várias vezes condenadas no decorrer dos textos bíblicos e, por isso, acredita-se que o vinho bebido na Última Ceia era apenas o sumo natural proveniente da uva e não possuía qualquer teor alcoólico.

Além de intenso e alcoólico, o vinho da região era frequentemente misturado com especiarias, frutas e especialmente resina de árvores. Documentação da época romana indica que os enólogos da época acreditavam que mirra, incenso e terebinto preservavam vinho e impediam sua deterioração.

Grande tonel ou tanque em que várias pessoas podiam trabalhar juntas pisando as uvas. Com isso espremiam o suco, que então era coletado em vasilhames.

Lagar é o local onde se pisam frutos para separar sua parte líquida da massa sólida, como as azeitonas para fazer azeite ou as uvas para elaborar vinho.

O lagar seria um lugar ideal para malhar o trigo escondido para protegê-lo do inimigo.

Gideão então passou a agir de uma forma diferente do restante do povo de Israel, passou a malhar o seu trigo no lagar, que era uma espécie de tanque onde se pisavam as uvas. O lagar era uma grande bacia, onde os homens pisavam uvas. Normalmente era feito sobre uma rocha ou uma grande pedra.

Entre Hebrom e Berseba encontram-se em todas as encostas dos montes; são abundantes no sul da Judéia; não são menos comuns nos muitos vales do Carmelo; e são numerosas na Galiléia”. O “pisar do lagar” é um símbolo do julgamento divino (Isaías 63:2; Lm 1:15; Apocalipse 14:19-20).

O processo da pisa da uva tem início com a fruta sendo colocada em um tanque de madeira que também é chamado de lagar.

De acordo com o versículo 4, o que os midianitas fizeram? (Destruíram as plantações de Israel.) O que os israelitas fizeram por causa dessa opressão?

Um feixe de trigo é um conjunto de espigas de trigo. Após a colheita, eram amarrados e colocados em pé no campo. Isto impedia que os grãos de trigo se molhassem e apodrecessem por causa da humidade do solo.

Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Imagine este homem, trabalhando com medo do inimigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12).

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

Acredita-se que as variedades de uva mais comuns cultivadas na Palestina na época de Jesus eram a Sultana e a Baladi, que ainda são cultivadas na região hoje em dia. Outras variedades de uva que podem ter sido utilizadas na produção de vinho incluem a Jandali, a Hamdani e a Dabouki.

102 litros

Maria disse aos serventes que fizessem o que Jesus mandasse. Jesus disse aos serventes que enchessem com água seis jarros de pedra. Cada jarro comportava entre 68 a 102 litros. Ele então transformou a água em vinho.

Caríssimo Acácio, o vinho era vinho mesmo, bem igual ao que consumimos hoje, feito da fermentação da uva – o que o tornava alcoólico, sim senhor.

Tempranillo

Descrição. O vinho sem álcool Tempranillo La Dorni é o primeiro varietal sem álcool nacional, possuindo aromas, corpo e sabor surpreendentes.

Na realidade, todo o cultivo, vindima (colheita) e processo de vinificação, dependem diretamente da concentração correta de açúcares no fruto. Cada tipo de uva precisa de condições diferentes para ser considerado maduro. De acordo com a legislação brasileira, eles devem ter potencial alcoólico entre 8,6% e 14%.