Como era o lagar?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O lagar era um lugar parecido com um grande tanque onde se colocavam as uvas e com os pés elas eram amassadas para sair o caldo que se transforma em vinho. Gideão estava dentro de um lagar, lugar apertado para bater o trigo, mas era um local seguro porque não poderia ser visto pelas pessoas.

O mais comum é o de cerca de 80 cm de altura e capacidade de 7,5 mil litros. O lagar é tradicionalmente usado na elaboração de vinhos do Porto, mas não de qualquer exemplar, só uma minoria.

Casa onde há aparelho para esmagar uvas ou azeitonas para fazer vinho ou azeite.

De acordo com o versículo 4, o que os midianitas fizeram? (Destruíram as plantações de Israel.)

Os Lagares ficavam em locais escondidos, escuros e de acesso restrito, junto ao local da plantação. O trigo era malhado na eira, um espaço amplo e arejado, para que o vento soprasse e passando limpasse as impurezas do cereal, no momento em que era lançado para cima.

O trigo malhado na eira era fácil para ser roubado,mas Gideão malhou o trigo no lagar.

O processo da pisa da uva tem início com a fruta sendo colocada em um tanque de madeira que também é chamado de lagar. O lagar tem cerca de 80 cm de altura e capacidade de 7,5 mil litros. Em geral, a primeira parte da pisa consiste em esmagar as uvas para separar o suco da casca.

Lagar é o local onde se pisam frutos para separar sua parte líquida da massa sólida, como as azeitonas para fazer azeite ou as uvas para elaborar vinho.

Os lagares são os recipientes mais antigos e eficazes para fermentar uvas e fazer vinhos.

|| bater com malho, martelo ou outro instrumento análogo: Malhar o trigo.

O termo vem do latim, e significa “novo” ou “jovem”. Mas, basicamente, na produção de vinhos se refere ao sumo de uvas frescas resultante da prensagem da fruta. Com 100 quilos de uvas espremidas obtém-se entre 65 e 75 litros de líquido.

Sumo ou suco que se obtém após espremer a uva. A palavra Mosto é muito usada na bíblia no antigo testamento.

O chamado de Gideão é decorrente de um clamor levantado pelo povo a Javé por conta da situação de carga dos midianitas. Opressão que é explicada pelo próprio texto como consequência dos atos maus dos filhos de Israel (Jz 6,1). Para o deuteronomista, a opressão é castigo de Javé pela desobediência do povo.

Gideão, cujo nome significa “lenhador”, era filho de Joás e pertencia ao clã menos importante de sua tribo, mas pela saudação do anjo – que o chamou de “homem valente” – podemos supor que Gideão já havia provado ser um poderoso guerreiro (Juízes 6:12).