Como era o jejum no Novo Testamento?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 24 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

Jejuar era uma prática muito comum entre os judeus nos tempos do Novo Testamento. Os fariseus jejuavam duas vezes por semana. Por essa piedade achavam que eram mais dignos de estar diante de Deus.

Quantos tipos de jejum existem na Bíblia?

  1. Jejum total. O jejum total é quando você não come nem bebe nada. ...
  2. Jejum com água. Esse é o tipo de jejum mais comum, em que você não come nada mas bebe água. ...
  3. Jejum parcial. ...
  4. Outros tipos de jejum.

Na época do Velho Testamento, Moisés e Elias, o profeta, jejuavam (ver Êxodo 34:28; 1 Reis 19:8). Na época do Novo Testamento, Jesus Cristo jejuou e orou em preparação para Seu ministério (ver Mateus 4:1–4). Ele ensinou Seus discípulos sobre o poder e a importância do jejum. O mandamento de jejuar continua até hoje.

O jejum associado à oração sincera pode ajudar você e outras pessoas a se prepararem para receber as bênçãos de Deus. O jejum é uma fonte de força espiritual. Por meio do jejum nós podemos nos sentir mais perto do Pai Celestial e fortalecer nosso testemunho.

Na tradição judaica o jejum existe como perdão divino para todos os pecados para todos aqueles que jejuassem durante 12 dias do ano no total, no mínimo de três dias e três noites. Os muçulmanos observam um período de jejum, o ramadão, que corresponde à duração de um mês lunar, o 9.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

5:14–16.

Daniel

“São 21 dias de oração e jejum”, explicou nos stories da rede social. Embora a Dieta de Daniel tenha ganhado popularidade nas últimas semanas graças ao astro de Hollywood, não podemos chamá-la exatamente de nova — suas origens são tão antigas quanto a Bíblia.

Embora não exista um padrão único de jejum na Igreja, exceto a duração de 24 horas e a abstinência de duas refeições, consideramos uma vantagem espiritual participar da reunião de jejum e testemunho perto do final do jejum.

24 horas

O período de jejum pode variar de 10 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. A definição desses parâmetros depende da adaptação e do histórico de saúde de cada paciente.

O principal propósito do jejum é buscar a Deus.
Contudo, a bíblia apresenta jejuns com propósitos secundários e demonstra várias pessoas que buscaram a Deus em jejuns com os mais diversos propósitos.

Jesus jejua por quarenta dias e é tentado — Ele inicia Seu ministério, chama discípulos e cura os enfermos. 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para aser tentado pelo diabo.

Apenas uma passagem descrita na Bíblia se refere a isso: quando Ele come um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24:41). O que nos faz saber que “sim, Ele comia” é o fato de ter ficado em jejum por 40 dias, episódio citado por Mateus, Marcos e Lucas, o que implica que em todos os outros, ele se alimentava.

O chamado "Jejum de Daniel de 21 Dias", é baseado no jejum que o profeta Daniel realizou durante o reinado de Ciro, rei da Pérsia (Daniel 10:1). Neste jejum que durou cerca de 3 semanas, Daniel não comeu carne, nem coisas saborosas e não bebeu vinho. Ele também não se perfumou durante esse tempo.

A oração e o jejum podem ajudar a fortalecer a nós mesmos e a nossa família. Nossas orações em busca de orientação possuem maior poder, pois o jejum enfatiza a sinceridade com que as fazemos. Além disso, ao orarmos e jejuarmos, afastamo-nos das coisas do mundo e reconhecemos nossa dependência do Senhor.

Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

Jesus advertiu contra este tipo de atitude dizendo: “Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:17-18).

Todos os jejuns, com exceção de Tishá Av, são jejuns de "horas dia", ou seja, podemos comer desde a noite anterior a eles até o amanhecer (consulte sempre tabela de horários para a sua cidade), para aquele que não dormiu um sono fixo (pelo menos 30 minutos), mas para aquele que sim dormiu um sono fixo, depois, mesmo ...