Como era o governo dos sumérios?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os Sumérios se organizavam politicamente em cidades-estados, que eram autônomas entre si, com leis, economia, administração e um governo próprio. Em comum, tinham o idioma. Muitas dessas cidades-estados disputavam por terras mais férteis, portanto, existiam pequenas guerras entre elas.

Eles produziam e vendiam artesanato, cerâmica, bem como produtos agrícolas, e eram responsáveis por um sistema de irrigação bastante complexo. Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.

O controle político e religioso ficava nas mãos de um pequeno grupo social, enquanto a maior parte da população trabalhava nos campos e não participava das decisões políticas. Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.

Gilgamesh

Gilgamesh foi o quinto rei da primeira dinastia de Uruk, tendo reinado por volta de 2650 a.C. Considerado o mais ilustre antecessor dos reis sumérios, Gilgamesh tornou-se objeto de lendas e poemas passando a ser venerado como um herói que, ao longo do tempo, foi sendo divinizado.

O maior legado deixado pelos sumérios foi o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade, por volta de 3000 a.C. Essa forma de escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme e era realizada em blocos de argila a partir de um instrumento pontiagudo chamado cunha.

A queda dos Sumérios ocorreu por fatores como seca e invasões de outros povos, sobretudo os acádios, que se instalaram na mesma região.

Os sumérios eram politeístas, isto é, sua religião comportava diversos deuses. Estes possuíam diversificados campos de atuação: existia a deusa do amor, da guerra, da agricultura.

Por volta de 2300 a.c., com a conquista e unificação das cidades Sumérias pelo o Rei Sargão, inicia-se o primeiro império da Mesopotâmia, o império acádio. Assim, Suméria e a Acádia vivem cerca de 200 anos de auge, com prosperidade e desenvolvimento das artes.

A eles são atribuídas duas grandes invenções: a da escrita e a da roda, ambas a cerca de 6000 anos atrás. A sua escrita era de uso particularmente da elite, principalmente dos sacerdotes e escribas. Ela era gravada em tabletes de argila com uma pinça em forma de cunha, e por isso recebeu o nome de escrita cuneiforme.

Assim como várias outras civilizações, os sumérios acreditavam que o início do mundo se deu pela separação do deus do céu, An, e de sua contraparte, Ki. Essa divisão foi feita pelo filho do casal Enlil, que no futuro destronaria o pai e se tornaria rei.

Os sumérios foram um dos primeiros povos a habitar a Mesopotâmia e ficaram conhecidos pelo desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade. Os sumérios ficaram conhecidos como um dos primeiros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia e por desenvolverem as primeiras cidades dessa região.

Mas, voltando para o Mediterrâneo e para os Sumérios, evidências arqueológicas destacaram que esses povos desenvolveram um calendário baseado na observação lunar, com 12 ciclos lunares que alternavam entre 29 e 30 dias.

Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.

a) Os órgãos coletivos eram chamados de Conselhos Consultivos e Assembleias. Constituíam dois órgãos diferentes. b) Os Conselhos Consultivos eram direcionados à nobreza local, formada pelos membros mais poderosos politica e economicamente. Nas Assembleias, os participantes eram os antigos líderes tribais.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

No final do quarto milénio a.C., no rescaldo da invenção da escrita (c. 3300 a.C.), surgiu nos templos sumérios a primeira educação letrada, vocacionada, sobretudo, a formar administradores para a gestão das transacções comerciais aí praticadas e sacerdotes para os seus deveres litúrgicos e criação hínica.

Uma enorme contribuição cultural dos sumérios foi a criação do sistema de escrita cuneiforme, por volta de 4.000 a.C. Neste sistema, os sinais representavam ideias e objetos. Usavam placas de argila (barro), onde cunhavam (marcavam com cunhas) esta escrita.

Ur-Nammu

Ur-Nammu foi o primeiro rei e fundador da IIIª Dinastia de Ur, na Suméria e Acádia, tendo sucedido no trono em 2113 a.C a Utu-Hegal, o único representante da Vª Dinastia de Uruk.

Origem dos antigos sumérios. A origem dos sumérios é incerta. Aparentemente, esse povo surgiu no sul, através do Golfo Pérsico. A literatura deles fala que sua terra natal é Dilmun, o que pode ter sido uma das ilhas do Golfo Pérsico, como o Bahrein.

Os sumérios eram um povo que se estabeleceu na Mesopotâmia a partir de 5000 a.C., ao sul dessa região. Eles foram considerados o primeiro povo a fixar-se de forma sedentária com a fundação de suas cidades. Atribui-se a eles grandes construções e a invenção da primeira forma de escrita da humanidade.