Como era o Flogão?

Perguntado por: nrodrigues6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Em resumo, era uma versão verde e amarela do Fotolog. Fundado em 2004, o Flogão permitia postar fotos e interagir com outros usuários. A plataforma era muito usada por fãs e comunidades de interesses (como fã clubes ou grupos que compartilhavam um gosto) para encontrar pessoas com características em comum.

O Flogão, icônica plataforma de compartilhamento de fotos, anunciou o encerramento de suas atividades. O site saiu do ar oficialmente no dia 24 de junho de 2019, depois de 15 anos no ar.

Flogão (2019)
Com o slogan "O Fotolog do seu jeito", o serviço até deixou de existir oficialmente no mesmo ano em que rival americano, em 2019.

Jovens entre 14 e 17 anos se reúnem à beira das estradas para captar imagens de caminhões. Eles são fãs dessas máquinas pesadas e não medem esforços para ganhar destaque com a publicação em sites e canais especializados. Em comum têm o sonho de serem caminhoneiros.

Mais de uma década depois, o site de compartilhamento de fotos, que marcou época para os adolescentes dos anos 2000, chegará ao fim: o serviço sairá do ar, definitivamente, em 20 de fevereiro. Apesar de ainda restarem alguns dias de vida para o Fotolog, os sinais da morte iminente estão presentes há algum tempo.

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

Há não muito tempo, sites e programas como mIRC, Orkut e MSN eram os reis da internet. O mIRC era um Internet Relay Chats (IRC) para Windows, uma espécie de conglomerado de salas de bate papos.

O Fotolog era a rede de compartilhamento de fotos mais popular do mundo no início dos anos 2000. A versão gratuita do serviço permitia a publicação de uma imagem por dia, que podia ser vista e comentada por amigos.

Se você não lembrar seu login e senha, não tem problema. Acesse essa página (account/recoverpassword) para recuperar a senha através do e-mail cadastrado na rede social, ou neste (account/recoverpassword_login) para recuperá-la pelo nome da página.

O endereço é http://www. flogão.com. Quando a página carregar, clique no botão “Entrar” no canto superior direito para acessar sua conta ou criar uma nova. O Flogão também possui um aplicativo disponível para download na Google Play Store.

Consigo recuperar as fotos do Orkut? Não. Atualmente, o endereço orkut.com não apresenta suporte às contas que já existiram na plataforma. O Google, dono da rede social, encerrou o site em 2014 e permitiu baixar as imagens até setembro de 2016.

Mesmo com relacionamentos abalados, dados expostos e chuva de spams que tomam conta das páginas de recado, 230 milhões de usuários de Internet no mundo fazem parte de alguma rede social, como o Orkut, Facebook e MySpace.

Infelizmente, já não é mais possível recuperar o Orkut. A rede social foi desativada de vez pelo Google, que resolveu apostar em outros projetos e novas propostas de relações em rede.

O Fotolog, rede social para publicação de fotos, foi lançado em 2002 e se tornou febre no Brasil. Em 2016, o serviço foi descontinuado e deixou uma legião de fãs sem suas contas e com pouco tempo para salvar os posts antigos.