Como era o FGTS antes de 1988?

Perguntado por: asilveira8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

492 da CLT vigeu até a promulgação da Constituição da República/88, quando se tornou obrigatório o FGTS.... Antes da Constituição de 1988, fazia jus a ela o empregado com mais de 10 anos de serviço na mesma empresa que fosse dispensado sem justa causa [5] ....

Pelo telefone 0800 726 0207 é possível consultar o saldo do FGTS, informando sua data de nascimento e seu número NIS.

Os trabalhadores podem consultar os valores e solicitar o saque pelo app FGTS. Têm direito a sacar quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS-PASEP.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.

1º de outubro de 1989

Art. 9º Os depósitos feitos na rede bancária, a partir de 1º de outubro de 1989, relativos ao FGTS, serão transferidos à Caixa Econômica Federal no segundo dia útil subseqüente à data em que tenham sido efetuados. Art.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.

A maneira mais simples para sacar esse dinheiro esquecido nas contas é pelo aplicativo do FGTS no celular. Se houver recursos, vai aparecer uma mensagem no alto da tela: "Você possui saque disponível." Depois, é só clicar em solicitar saque do PIS/Pasep e escolher: crédito em conta ou presencial.

Saiba se você tem direito ao PIS
O trabalhador CLT que trabalhou entre 1971/1972 e 1988/1989 e não realizou o saque do valor depositado nesse período tem direito às cotas do PIS”, afirma Andrade. Para saber se você tem direito ao PIS, é necessário acessar o aplicativo do FGTS ou ir a uma agência da Caixa.

Quem trabalhou entre 1971 e 1988 pode ter dinheiro a sacar do Pis e do Pasep.

Quem trabalhou entre 1971 e 1988 pode ter direito à bolada do PIS/Pasep. As cotas do PIS/Pasep são destinadas aos trabalhadores que atuaram, de carteira assinada, entre os anos de 1971 e 1988.

Para realizar uma consulta em relação aos valores das cotas PIS Pasep, basta acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS). Quem não tem acesso a internet pode realizar a consulta em qualquer agência da Caixa, levando um documento de identificação.

Com o Cartão Social e senha cadastrada, é possível sacar nos terminais de autoatendimento da CAIXA, nas Lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. Caso você não tenha o Cartão Social, o valor do benefício pode ser recebido em qualquer agência da CAIXA mediante apresentação de um documento oficial de identificação.

Governo Federal

O Governo Federal criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, com o objetivo de proteger o trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho-CLT, contra despedidas sem justa causa, mediante a formação de um pecúlio a ser recebido quando da demissão.

Em 1967, FGTS substituiu estabilidade no emprego.

Segundo Lariane Del Vecchio, se a empresa não depositar todo o valor do FGTS, o empregado pode sacar o valor depositado e entrar com ação para cobrar as diferenças. Cíntia Fernandes alerta que a ausência de depósitos regulares de FGTS prejudica o saque dos valores depositados.

Pode ser que tenha ocorrido algum erro ou alteração cadastral quando do seu registro na empresa atual. Verifique se não há alguma incongruência nos seus dados pessoas (letra trocada no nome, numeração incorreta de PIS, CPF, etc) ou alteração de nome (devido a um casamento, por exemplo).

Solução: Clique em Editar e atualize o cadastro dele na conectividade. Se o problema for o pagamento, basta calcular a GFIP emitir uma nova guia para o clIente pagar.

Como são feitos depósitos
O recolhimento é feito mensalmente e as empresas devem depositar o equivalente a 8% do valor bruto do salário registrado de cada funcionário em uma conta aberta em nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal (CEF).