Como era o esporte nos astecas?

Perguntado por: hbrito6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O principal esporte praticado pelos astecas tinha o nome de tlachtli, que ficou conhecido como bola maia. Esse esporte envolvia dois times que se dividiam em um campo no formato “T”, os jogadores adversários tinham então de disputar a posse da bola de borracha dura, mas apenas por toque, sem segurar.

O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associações rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos povos da Mesoamérica em tempos pré-colombianos. Uma versão moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada em alguns locais pelos habitantes ameríndios.

A bola do jogo era feita de látex líquido extraído de seringueiras. Quando aquecida, a resina forma fios que são primeiro enrolados e depois espremidos à mão ou pressionados em um molde. O peso da bola variou entre 3 e 5 quilos, e quando se deformou teve que ser esticada para recuperar a forma.

Sons musicais, movimentos de música e dança tinham significado religioso e muitas vezes acompanhavam atos rituais, como oferendas e sacrifícios. A música e a dança eram entendidas como um presente sacrificial aos deuses.

Economia asteca
A base da economia era a agricultura, seguida pelo artesanato e pelo comércio, que era intenso. Para aumentar o terreno, construíram as "chinampas", ilhas artificiais onde eram cultivados milho, o alimento básico e feijão, abóbora, tomate e cacau.

O futebol é o esporte mais popular do mundo e foi criado na Inglaterra, no século XVII. As primeiras regras escritas do futebol surgiram em 1830 e foram sendo modificadas posteriormente.

Para os Maias, o jogo era considerado sagrado porque envolvia mitos relacionados à criação do mundo e à fertilidade.

Walter Camp

O futebol americano é resultado de sucessivas divergências do rugby, mais notadamente as mudanças de regras feitas por Walter Camp, considerado o "Pai do Futebol Americano".

A matéria-prima usada era origem animal, as bolas eram feitas de couro curtido (o famoso capotão) e a câmara de ar era uma bexiga de boi.

Tenochtitlán

"Tenochtitlán era uma cidade impressionante pelas suas dimensões, seus jardins e pelas suas praças e palácios espaçosos.

Os jogos dos Maias eram praticados com bolas de borracha, em grandes quadras de pedra, que muitas vezes simbolizavam o poder de uma cidade. O formato mais comum das quadras era o de uma letra “I maiúscula”, com um grande corredor que ligava áreas paralelas nas pontas.

O objetivo da bocha consiste na marcação de pontos, através do lançamento das bolas, a fim de que elas se aproximem de um ponto, determinado aleatoriamente pelo lançamento de um objeto, o bolim. Pode ser jogado entre duas pessoas ou duas equipes. Cada jogador ou equipe tem direito a 4 bochas por partida.

O objetivo do jogo é lançar as malhas – peças de aço em forma de disco, com peso em torno de 750 gramas, em direção ao pino que fica dentro do círculo. Os pontos são efetuados pela derrubada do pino e onde a malha cair dentro do espaço do jogo. Ganha o jogo quem fizer o maior número de pontos.

Os Astecas tinham entre seus principais costumes o politeísmo, a prática da agricultura, comércio e artesanato e os sacrifícios ritualísticos. O politeísmo, a crença em diversos deuses, era um elemento em comum entre os Astecas e muitos dos outros povos americanos.

Entre as invenções dos astecas, constam a irrigação da terra e a construção dos "jardins flutuantes" - cultivo de vegetais em terrenos retirados do fundo dos lagos. A construção das chinampas (nome dado a esses jardins) era feita nos lugares mais rasos dos lagos.

Sua linguagem era pictográfica (forma de comunicação em que desenhos são usados para transmitir ideias, conceitos, objetos, atividades ou eventos).

A maioria dos astecas vivia como os índios de hoje, nas mais remotas aldeias do México. A família morava numa casa simples, feita de adobe ou pau-a-pique e coberta de sapê. O pai trabalhava nos campos com os filhos mais velhos. A mãe cuidava da casa e treinava as filhas nos afazeres domésticos.