Como era o deus Ra?

Perguntado por: ajaques9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Rá, o Deus do Sol era representado comumente pelo o sol do meio-dia e possuía o obelisco como insígnia, o qual era considerado um raio do sol petrificado. Na sua forma animal, poderia transmutar-se em falcão, leão, gato, ou no pássaro Benu.

Ra não tinha pais; Acredita-se que ele se criou, ou de repente apareceu nas águas celestiais de Nun. Os egípcios seguravam o sol no mais alto respeito acima de todas as outras partes da natureza, e eles acreditavam que Ra viajava pelo céu em um barco durante o dia e depois desceu para o submundo, ou Duat, à noite.

Nos textos das pirâmides, Rá e Hórus são claramente distintos (por exemplo, Hórus remove para o sul do céu o trono de Rá), mas em dinastias posteriores Rá foi fundido com o deus Hórus, formando Rá-Horaqueti ("Rá, que é o Hórus dos Dois Horizontes"), e acreditava-se que era soberano de todas as partes do mundo criado (o ...

Amon-Rá ou Rá-Atum
Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça. Para os egípcios os faraós eram a reencarnação do deus Rá.

Rá possui um inimigo mitológico chamado de Apófis.

Rá: deus criador
mais ou menos 4 mil anos, os egípcios acreditavam que a humanidade e todos os outros seres vivos tinham sido criados a partir das lágrimas e do suor de Rá.

Outras informações: a esposa de Rá era Nut, seus filhos eram Hathor, Osíris, Seth, Hórus e Maet.

O deus Hórus é o deus solar dos céus e um dos mais importantes da mitologia egípcia. A imagem de Hórus está associada ao firmamento, e portanto, ele representa a luz, o poder e a realeza.

Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios.

O deus grego Hélios, filho dos titãs Hipérion e Téia, representava o sol. Normalmente era representado na forma de um jovem com a cabeça coroada com uma auréola de raios dourados, carregando um chicote e conduzindo, no céu, um carro de fogo.

Apolo

Apolo, deus do Sol
Apolo era um deus que estava presente no panteão de deuses dos gregos antigos. Era considerado o deus do Sol e o deus patrono da luz, da música, da medicina, das artes, da profecia etc.

Rá: Significa "sol" ou "dia". Esse nome se refere a um dos principais deuses egípcios e tem origem com a língua egípcia, significando "sol" ou "dia".

Os egípcios temiam tantos os demônios da noite quanto o insucesso de seu deus. Inclusive, em casos de eclipse solar, acreditava-se que a serpente havia engolido Rá, que agora lutava para se libertar. Caso Rá não conseguisse vencer o mal nas 12 horas, o dia não renasceria – e o Egito morreria com seu povo.

Chacal/Lobo
Anúbis era guardião dos mortos, além de um dos animais sagrados do Egito mais conhecidos. Hoje, cientistas acreditam que ele tinha a aparência de uma cabeça negra de lobo, simbolizando o solo fértil do Nilo.

As rãs eram animais sagrados para os egípcios e um de seus ídolos, a deusa Heqet, tinha cabeça de rã. Eles supunham que ela possuía poder criador. Embora o principal propósito dessa praga fosse punir os opressores de Israel, também atrairia desprezo por seus muitos deuses pagãos.

Algumas versões contam que na verdade ele traído por Néftis com Osíris, daí seu assassinato.

Ademais, existem versões que narram a morte de Seth por meio de uma vingança exercida pelo filho de Ísis e Osíris, representado pelo deus Hórus. Entretanto, outros mitos relatam que o conflito foi secular, com perdas dos dois lados.

Representação de Osíris
A pele é esverdeada ou preta, como forma de indicar que está, de fato, morto.

Ele ficou marcado por sentir profunda inveja e ódio de seu irmão, Osíris. Isso o motivou a cometer o assassinato de Osíris, usurpando seu trono. Ele ainda perseguiu Ísis, esposa de Osíris, e Hórus, filho de Ísis e Osíris.

Anúbis

Deus dos mortos, do submundo e da mumificação
Anúbis é um dos deuses egípcios. Ele é uma divindade da mitologia egípcia, antiga religião do Egito. O deus acumula diversas atribuições, como: guiar as almas até o submundo, é embalsamador e assume o papel de deus dos mortos.