Como era o corpo dos gregos?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Assim, cintura larga e braços brancos, algumas vezes esbranquiçados pela aplicação de uma espécie de maquiagem na cor branca, eram características apreciadas pelos gregos. As ruivas também tinham certa vantagem.

Na Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, surgiu a idéia do corpo perfeito conquistado por meio da atividade física. Os homens helênicos não se envergonhavam de exibir-se despidos em jogos e danças. Mais do que isso, gostavam de se admirar.

História Antiga
Fósseis humanos da Grécia e Turquia antigas revelaram que a altura média dos caçadores-coletores era de 1,75 m para homens e 1,65 m para as mulheres.

Na Grécia Antiga, o corpo belo era aquele que mostrasse harmonia e proporção. Nas mulheres, as curvas eram o ideal: seios volumosos e quadril largo eram sinais da capacidade física feminina de procriar.

Atribui-se à Grécia Antiga a origem da musculação. Nos primórdios da prática, os antigos provavelmente usavam pedras como peso na cidade de Olímpia. Relatos de 1896 a.C., por exemplo, indicam que pessoas já praticavam arremesso de pesos, também com pedras, em competições.

A Educação Física desempenhava um papel fundamental no sistema educativo grego, pois fazia parte do ansiado equilí- harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais. A Paidéia era o ideal da educação grega, onde tal educação unia a ginástica à música.

Os primeiros físicos teóricos foram sem dúvida os filósofos pré-socráticos que, entre o século -VI e o século -IV , especularam longamente sobre a constituição da matéria e os fenômenos naturais. Empédocles (-492/-432) , com a teoria dos quatro elementos, e Leucipo (sæc. -V) e Demócrito (-460/-370?)

Cabelos lisos, nariz afilado e pele bronzeada — porém branca. Magra, com a cintura fina, os seios fartos e o quadril largo. Com poucas variações, essa é a representação da mulher brasileira na mídia — e assim somos cobradas para ser.

Afrodite foi uma divindade grega conhecida como deusa do amor, da beleza e do desejo.

Na Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, surgiu a idéia do corpo perfeito conquistado por meio da atividade física.

O culto ao corpo era uma das principais características dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga, onde o aspecto físico do homem era glorificado e exaltado.

Na idade média, o corpo ideal é marcado pelos quadris "arrebitados", ventres arredondados e cintura fina proeminente, caracterizando a feminilidade. Também na era do Renascimento, o conceito de corpo belo era ter ombros largos, cintura fina, quadris grandes e redondos e pernas roliças.

Explicação: Para estes a beleza do corpo não se resumia à estética, ela expressava um modo de vida do cidadão grego. ... A ocasião na qual aqueles homens competiam entre si, demonstravam também qualidades valiosas para aquele povo: coragem, astúcia, força, indo muito mais alem do que meramente corpos fortes e bonitos.

Por exemplo, gregos possuem tipicamente pele cor de oliva, o que resulta da herança, do clima do Mediterrâneo e da dieta rica em azeite de oliva, peixe e outras fontes de rejuvenescimento de pele como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Os gregos usaram medidas de comprimento para definir sua unidade básica de volume, o metrétés, que equivalia a 39,4 litros e sua unidade básica de massa era o talento, que era referente a uma massa de 25,8 kg.