Como era o coração de Davi?

Perguntado por: mdias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Davi tinha o coração de Deus. É o que muitos não entendem e pensam que é ser perfeito ou bonzinho demais… não. O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus.

Mesmo Davi sendo rei, ele experimentou dias de angústia, isso porque Jesus Cristo disse: “No mundo tereis aflições, mas Ele disse tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Talvez aquilo que está te machucando, ferindo, queimando, afligindo e angustiando a sua vida, leva-o, muitas vezes, a voltar-se para Deus.

(Atos 13:22) – E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e poderosa natureza de Deus.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Davi se fingiu de doido para não morrer nas mãos dos inimigos. Deus vai te dar estratégias para preservar sua vida, para quem está de fora é loucura, mas Deus sabe o que faz, ele confundi o inimigo e te dá o livramento. Deus é estrategista por excelência.

Ele tinha um coração terno, de pastor. Foi um soldado valente e um estadista que sabia lidar com o sistema. Davi amou o povo de Israel, mesmo quando os súditos se mostraram ímpios, rebeldes e ingratos. Muitos daqueles pelos quais ele arriscou a vida na guerra não o queriam como rei.

Ele não evolui na sua atitude: fiel ao pai, ao lado do qual morrerá, é uma figura de extrema generosidade, amizade, fidelidade, ausência de inveja e de ódio para com quem, de fato, está suplantando-o na realeza. Ele doa as suas vestes e as suas armas a Davi, abdicando virtualmente à sua sucessão ao trono.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Davi ora para que seja protegido de seus perseguidores. Masquil de Davi; oração que fez quando estava na caverna. 1 Com a minha voz clamei ao Senhor, com a minha voz supliquei ao Senhor. 2 Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.

Quando o arrependimento é verdadeiro e sincero, o pecador confessa a Deus, àqueles que ele ofendeu e a seu líder do sacerdócio quando o pecado é tão grave quanto o de Davi.

1. A Primeira Unção de Davi. A primeira unção aconteceu na casa de seu pai Jessé (1 Samuel 16:13). “Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.”

Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento.

Em Lucas 6.45 está escrito: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” Nosso coração é a fonte na qual tiramos o bem ou o mal.

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.