Como era o cinema de antigamente?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Consistia em uma caixa que projetava imagens pintadas à mão em vidros, por meio de luzes e lentes. Durante a apresentação, um narrador se encarregava de contar a história, que algumas vezes era acompanhada por música.

O cinema, portanto, teve origem no cinetoscópio, que, todavia, não projetava as imagens em telões. O espectador do cinetoscópio tinha de observar (durante um tempo-limite de 15 minutos) as imagens no interior de uma câmara escura por meio de um orifício em que colocava um dos olhos.

O cinema da década de 1920 foi caracterizado pelo início do cinema falado, que provocou uma mudança nos hábitos daqueles que frequentavam e faziam o cinematógrafo. Época em que se popularizava o chamado american way of life, as bandas de jazz e a ousadia na moda, que vigorou até a grande Crise de 1929.

Quando surgiu o cinema no mundo? A História do cinema mundial só foi possível com a invenção do cinetoscópio, em 1889, por William Dickson. O assistente de Thomas Edison criou a primeira máquina capaz de capturar imagens em movimento. Os inventos posteriores foram aprimorando essa máquina e moldando o que é o cinema.

A comédia pode ser considerada a primeira categoria de filme que surge no cinema. Isso porque está intimamente ligada à primeira ficção produzida, O regador regado, dos irmãos Lumière, exibida em 1895.

“Sortie de l'usine Lumière à Lyon” (ou “Empregados deixando a Fábrica Lumière”) é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière.

Em 19 de julho de 1898, o irmão de Paschoal Segreto, Afonso Segreto, rodava o primeiro filme genuinamente nacional no Rio de Janeiro. Tratava-se, na verdade, de um documentário, com cenas da Baía de Guanabara.

Cinema consiste na arte de produzir obras estéticas, narrativas ou não, utilizando a técnica de projetar fotogramas de forma rápida e sucessiva, criando a impressão de movimento. Um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento das artes foi a invenção da fotografia, principalmente da fotografia animada.

O cinetoscópio de Edison, patenteado em 1891, permitia a observação através de um furo, e foi o precursor de todos os subsequentes aparelhos de filmar, passando a largura do seu filme para 35mm a ser considerada internacionalmente.

Desde seu surgimento, o cinema passou por diversas fases de transição até o cinema atual. Mudo, caseiro, de trincheira… as formas de contar histórias, bem como a maneira de filmá-las, foram mudando de acordo com a época. Um marco histórico no cinema foi o surgimento da Super 8.

6 de outubro de 1927

O primeiro filme falado, cantado e musicado estreia nos Estados Unidos em 6 de outubro de 1927. Trata-se da obra audiovisual "O Cantor de Jazz" (no original, The Jazz Singer), de Alan Crosland, em que ator-vedete, Al Jolson, de origem russa judaica, aparece maquiado com a pele negra.

Década de 40: a guerra refletida nas telas
Entre os anos de 1939 e 1945, os Aliados e os países do Eixo construíram um embate não só territorial como ideológico, refletindo inclusive no cinema. Nesse contexto, Hollywood produziu diversos filmes com apelo patriota, trazendo a guerra como temática e plano de fundo.

Na década de 50, Hollywood apresentou filmes mais complexos, fugindo um pouco da veia romântica e de crônicas urbanas. E também melodramas e comédias de costume cederam lugar a roteiros mais elaborados, mais dramáticos e psicológicos, e as interpretações de atores e atrizes se tornaram mais densas.

O cinema mundial nos anos 70 se caracterizou pela busca de roteiros mais complexos, diversificação de temáticas e releituras de gêneros, novos diretores e atores que despontaram na cena cinematográfica mundial e priorização artística ao invés do grande público.

Os irmãos italianos Paschoal Affonso e Segreto podem ser considerados os primeiros cineastas do país, já que realizaram gravações da Baía de Guanabara em 19 de junho de 1898. Embora não exista registro desse material, a data é considerada, até hoje, o Dia do Cinema Brasileiro.

Louis Le Prince

Louis Aimé Augustin Le Prince foi um dos precursores do cinema. Em outubro de 1888, Le Prince filmou as sequências de imagens em movimento intituladas Roundhay Garden Scene, Traffic Crossing Leeds Bridge, Accordion Player e Man Walking Around A Corner, usando uma câmera de lente única com uma película de papel.

A origem do cinema é geralmente atribuida aos irmãos Lumière, no entanto, para que ele se tornasse o que conhecemos hoje, foi necessário o talento e o empenho de muitos inventores. Nomes como Thomas Edison, Athanasius Kirchner, Leonardo da Vinci, entre outros, foram fundamentais para a criação da sétima arte.

No ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, o Cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema). O aparelho desenvolvido por eles, filhos de um fotógrafo e proprietário de uma indústria de filmes e papéis fotográficos, é o ancestral da filmadora.