Como era o Brasil no ano de 1500?

Perguntado por: lalmada5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Período colonial (1500-1822) Chama-se período colonial a época que vai de 1500 até 1822, ano da independência do Brasil. Nesta época, o Brasil era governado por Portugal e isto significava que suas riquezas deveriam ir para este país. Também qualquer problema administrativo e com a justiça era resolvido ali.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

Correspondeu ao momento entre a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até sua efetiva colonização, em 1530. Não havia interesse de Portugal em começar imediatamente a colonização do Brasil porque o comércio das especiarias com as Índias era lucrativo.

1550 - Inicia a criação de gado no Brasil, com chegada de espécies. Em Salvador chega a primeira leva de escravos vindos da África. 1555 - Os franceses fundam a França Antártica, no Rio de Janeiro. 1562 - João Ramalho torna-se capitão-mor de São Paulo de Piratininga.

As terras do Brasil, a partir do litoral, medindo de 30 até 100 léguas, foram divididas em 15 parcelas e doadas a 12 fidalgos portugueses na expectativa que eles se interessassem em protegê-las e torná-las prósperas.

Criação da capitania real do Ceará, após vitória militar dos portugueses contra os franceses pelo controle do território. Junho – Início do governo-geral de d. Luís de Sousa, nas capitanias do sul (1611-1612), substituindo seu pai Francisco de Sousa, que faleceu em 11 de junho de 1611.

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, aruaque e caraíba. Naquela ocasião, os tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem tupis.

Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro no litoral sul da Bahia em 22 de abril de 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.

Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.

Pedro Álvares Cabral

Em abril de 1500, depois de 45 dias de viagem, a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil – o fato ficou conhecido como o descobrimento do país. Entretanto, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas.

Pedro Álvares Cabral

O nome escolhido para liderá-la foi o de Pedro Álvares Cabral, cavaleiro da Ordem de Cristo desde 1494 (importante ordem de cavaleiros).

Seríamos o país do empreendedorismo, com grandes shoppings, mas também empresas independentes. Por outro lado, seríamos formados por uma população ainda mais conservadora e preconceituosa, com fortes influências estadunidenses.

Brasil Colônia
Pedro Álvares Cabral reivindicou o Brasil para o domínio de Portugal em 1500. A colônia foi governada a distância, a partir de Lisboa, que só em 1530 iniciou a ocupação do território.

O Brasil Colônia correspondeu ao período em que Portugal colonizou a porção leste da América do Sul, que hoje corresponde à grande parte do território brasileiro. De 1500 até 1822, os portugueses colonizaram o Brasil, explorando suas riquezas para atender às demandas do mercado europeu.

Durante os primeiros trinta anos (1500-1530), desde que chegaram no território brasileiro, eles descobriram o pau-brasil, uma madeira nativa da Mata Atlântica, que tinha sucesso no mercado consumidor europeu. Foi então realizado o primeiro ciclo econômico do Brasil: o ciclo do pau-brasil.

O enorme território brasileiro era ocupado por estimados 4,7 milhões de pessoas — menos do que tem hoje a cidade do Rio de Janeiro. A estimativa era provavelmente conservadora — o primeiro censo oficial só ocorreria em 1872 e não contabilizou a maioria dos povos indígenas, por exemplo.

Foi assim que, por volta do ano 1000, os tupis se tornaram os donos do litoral. Muito antes dos portugueses, a vida dos índios já não era fácil. As tribos viviam estado de guerra ininterrupta, endêmica, como defende o sociólogo Florestan Fernandes no clássico A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá.

Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.

A casa colonial tinha de um a três pavimentos e contava com a presença de varanda, colunas e beirais. O telhado era normalmente feito com telhas de barro e as paredes feitas em taipa de pilão ou pau a pique, com ressalva das casas mais ricas que eram levantadas com pedra e barro ou tijolos.