Como era o bicho-papão?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

De acordo com a lenda, o bicho papão é uma espécie de monstro grande, feio, peludo, assustador, obeso e de olhos vermelhos. O bicho papão fica a noite no telhado das casas, pronto para pegar as crianças que são teimosas e desobedientes com seus pais.

São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.

O bicho papão se alimenta do medo das pessoas, cada grito delas é como se fosse um bolo de chocolate para ele. Mas, sua fraqueza é o que faz as pessoas perderem o medo dele, a sua fraqueza é a ausência de medo.

O bicho-papão, bitu, papa-gente, papão, bebe papão, papa-figo, tutu, manjaléu, Coca ou mumuca é um ser imaginário das mitologias infantis portuguesa e brasileira, estando também presente no resto da Península Ibérica, como na Galiza, na Catalunha e nas Astúrias. O bicho-papão é a personificação do medo.

O bicho papão de Dumbledore
A resposta não é revelada na franquia, mas J.K. Rowling contou a verdade em 2007. Na época, a escritora disse que o bicho papão de Dumbledore assumiria a forma do cadáver de Ariana, a irmã falecida do diretor de Hogwarts.

A Cuca, personagem das duas quadrinhas, é uma versão feminina do bicho-papão, nome genérico de uma criatura imaginária que pega as criancinhas que se recusam a dormir.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça
Em primeiro lugar na lista, a preguiça-de-três-dedos alcança o pódio da maneira mais lenta possível. Representante dos bichos-preguiça, esse animal costuma passar boa parte do seu dia pendurado no topo das árvores sem se mexer nem um pouquinho.

Segundo a tradição popular, o bicho-papão se esconde no quarto das crianças mal educadas, nos armários, nas gavetas e debaixo da cama para assustá-las no meio da noite.

O Tutu é um monstro presente no folclore brasileiro que é muito mencionado em canções de ninar cantadas com o intuito de fazer com que as crianças durmam. Não existem muitos detalhes sobre o Tutu na cultura popular, sendo ele definido como um monstro negro sem características físicas definidas.

Smartphone e kids: 7 dicas para derrotar o bicho-papão

  1. Cuidado com os exemplos. Os especialistas em educação infantil são unânimes em dizer que crianças aprendem muito por imitação. ...
  2. Tenha sempre um app de controle. ...
  3. Coloque regras. ...
  4. O smartphone não é um vilão. ...
  5. Estimule a curiosidade. ...
  6. Histórico sempre ativado. ...
  7. Bom senso sempre.

Reza a lenda que a bruxa Cuca dorme uma vez a cada sete anos.

Em algumas regiões, a lenda ressalta também o aspecto comilão do bicho papão. Neste sentido, o monstro guloso e faminto sempre atacava a geladeira da casa, comendo tudo que encontrava, antes de assustar a criança.

Verdadeiro duende selvagem, o Curupira ocupa todo o seu tempo em defendê-los contra caçadores imprudentes. Ai daquele que se aventurar a matar animais, principalmente se ainda forem pequenos.

O tutu é uma lenda presente no folclore brasileiro e que se relaciona com o hábito de cantar canções de ninar aterrorizantes para fazer as crianças dormirem. O tutu é relacionado com o bicho-papão, e acredita-se que essa lenda tenha influência das culturas europeia e africana.