Como era o anel de Davi?

Perguntado por: lresende5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

A Estrela de Davi é formada por dois triângulos equiláteros sobrepostos. Ela tem o significado de proteção, união do feminino e do masculino, união dos opostos, bem como a ligação entre o céu e a terra.

A Estrela de Davi é um hexagrama de 6 pontas, conhecido também como “escudo de ... será a crença pessoal de cada um de seus desejos e objetivos para a vida.

Por esse motivo, é tão comum encontrarmos a Estrela de Davi sendo usada por católicos e evangélicos, pois, trata-se de um símbolo quase universal entre diferentes religiões que usam a Bíblia como base de seus dogmas. A Estrela de Davi para os cristãos é a representação máxima da figura de Jesus.

A representação de uma estrela de cinco pontas, formada por uma linha contínua e entrelaçada, sempre foi considerada pela humanidade como um sinal de força e energia. Os primeiros cristãos tinham o pentagrama como o símbolo das cinco chagas de Cristo.

A Estrela de Davi, também conhecida como Magen David, é um símbolo importante na cultura judaica. Composta por dois triângulos sobrepostos, ela carrega um significado profundo e representa a identidade e a fé do povo judeu. O nome “Estrela de Davi” vem do Rei Davi, um dos líderes mais importantes da história judaica.

De acordo com algumas descrições, Davi e seu exército, utilizavam esse ícone de estrela em seus escudos. E logo, por isso entende-se que o símbolo significa proteção divina para o povo. Esse modelo de hexagrama era propagado pelo judaísmo por vários anos.

Selo de Salomão e Estrela de Davi
No entanto, existem diferenças básicas entre as duas representações. Enquanto o Selo de Salomão tem cinco pontas formadas por triângulos entrelaçados, a Estrela de Davi possui seis pontas com triângulos sobrepostos.

Entre os hebreus, o anel era usado no dedo indicador da mão direita, talvez porque a sua tradição considerava esse dedo mágico e poderoso, capaz de fazer o bem e o mal. Na tradição dos hebreus é referido um anel mágico usado pelo rei Salomão para dominar o demónio e fazê-lo trabalhar na construção do seu templo.

Anéis foram usados como um sinete (Gênesis 38:18). Eles eram dados como um sinal de atribuição de autoridade (Gênesis 41:42; Ester 3:8-10; 8:2) e de favorecimento e dignidade (Lucas 15:22). Eles eram geralmente usados por homens ricos (Tiago 2:2).

O Selo de Salomão é o anel de sinete do Rei Salomão, e é representado como um pentagrama ou hexagrama. Acredita-se que o anel permitia a Salomão comandar demônios, gênios e espíritos, bem como o poder de falar e possivelmente controlar animais.

é considerado um selo ocultista, usado na bruxaria, magia negra, alquimia, feitiçaria e astrologia. O Selo de Salomão é assim chamado pelo fato do Rei Salomão ter um anel com esse desenho e, que por ele era utilizado como forma de afastar os maus espíritos, simbolizando assim, proteção divina.

Davi tem origem no hebraico Dawid, Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto". A Bíblia descreve Davi como “um homem segundo o coração de Deus”.

Enquanto isso, para os hindus e budistas, o símbolo costuma aparecer na arte tântrica, representando a perfeição. A estrela de 5 pontas aparece em muitas peças de cerâmica caldeias, e tinha, segundo os especialistas, um poder real, como uma força divina que se estendia para além dos quatro cantos do mundo.

Já na Cabala, os doze lados da figura representam as doze tribos de Israel.

O pentagrama se assemelha a uma estrela de cinco pontas e era utilizado como símbolo de diversas religiões e doutrinas esotéricas, enquanto que a Estrela de Davi visualmente possui seis extremidades e é caracterizada por ser um símbolo típico da cultura judaica.

O pentagrama é uma figura que pode ser construída por uma linha única, linha fechada entrelaçada e sua geometria ficou conhecida como A Proporção Divina. É considerado o símbolo da perfeição.