Como era o amor de Jônatas por Davi?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Jônatas não era apenas leal. Ele reconhecia que Davi era o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Vale lembrar que Jônatas era o sucessor natural ao trono, portanto, humanamente falando, uma amizade com Davi era completamente improvável.

As lições da amizade de Jônatas e Davi
Amizade entre Jônatas e Davi foi verdadeira não apenas porque através dela eles se apoiaram mutuamente; mas porque essa amizade os envolveu em um compromisso com Deus. Jônatas e Davi não permitiram, de forma alguma, que qualquer coisa ameaçasse a harmonia de sua amizade.

Por outro lado, é possível ser melhor a cada dia e trabalhar para isso. Além disso, o amor-próprio tem sua dinâmica baseada no autocuidado do corpo, mente e alma. Ou seja, entendemos por amor-próprio a capacidade de cuidar de si mesmo, utilizar todo o seu potencial para ser feliz e realizada.

Jônatas não era apenas leal. Ele reconhecia que Davi era o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Vale lembrar que Jônatas era o sucessor natural ao trono, portanto, humanamente falando, uma amizade com Davi era completamente improvável.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

“Depois que Davi terminou de falar com Saul, Jônatas ficou profundamente impressionado com Davi. Um laço muito forte de amizade se desenvolveu entre eles. Jônatas se comprometeu totalmente com essa amizade com Davi e, desde então, passou a ser seu principal defensor e melhor amigo. ” (1 Samuel 18. 1).

Abisague

Abisague é uma jovem sunamita mencionada na Bíblia. De grande beleza, foi companheira do rei Davi na sua velhice.

Significa dado por Deus e indica um homem dono de uma inteligência brilhante. Muito criativo, só precisa tomar cuidado para não desperdiçar energias em coisas sem importância.

Conta-se no Velho Testamento que Davi, depois de tirar uma sesta, avistou do seu palácio uma mulher “muito formosa” tomando banho. Era Betsabá. Davi pediu que a trouxessem ao palácio. E logo a conheceu – no mais puro sentido bíblico.

Alguns cronologistas bíblicos chegam a afirmar que havia uma diferença de 25 a 28 anos de idade entre Davi e Jônatas.

Cada vez que Davi precisava lutar contra algum animal, sua fé em Deus era aumentada. Sua experiência com leões e ursos lhe deu confiança para matar Golias. Davi tinha paixão e amor por Deus e isso se tornou frutífero quando Deus o chamou para um propósito maior, que mais tarde se tornou sua profissão.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.

Embora sejamos incompletos, Deus nos ama completamente. Embora sejamos imperfeitos, Ele nos ama perfeitamente. Embora nos sintamos perdidos e sem rumo, o amor de Deus nos envolve totalmente. Ele nos ama porque está repleto de um amor infinito, santo, puro e indescritível.

O apaixonado quer amar pelos dois. A outra pessoa fica fula da vida porque também quer amar por si só. E você não lhe dá a chance disso, porque você ama demais. O ser amado é impaciente, o apaixonado aguenta tudo.

As árvores estavam cheias de mel, mas ninguém comeu nada porque eles estavam com medo do juramento de Saul. Mas Jônatas não tinha ouvido o seu pai dar a ordem ao povo. Por isso, estendeu o bastão que tinha na mão, molhou a ponta num favo e comeu um pouco de mel.

Saul tira a própria vida ao ver que Jonatas foi assassinado em batalha - RecordTV - R7 Rei Davi.