Como era fralda de bebê antigamente?

Perguntado por: imuniz2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os bebês inuítes, de povos esquimós do século 11, usavam fraldas de musgo. Do século 13 ao 16, os incas, na América do Sul, colocavam grama dentro de uma embalagem de pêlo de coelho. Em 1800, a fralda era um retângulo de linho, flanela ou tricô dobrado e preso entre as pernas do bebê com alfinetes.

1975

As primeiras fraldas descartáveis chegaram ao Brasil em 1975 pelas mãos da Johnson & Johnson. Imagine passar o primeiro ano da vida do seu filho sem elas. Quem tem mais de 20 anos com certeza lembra bem como eram as câmeras fotográficas que precisavam de filme e revelação.

Victor Mills

Victor Mills foi um engenheiro químico americano que, durante sua época trabalhando na Procter & Gamble e revolucionou os cuidados para bebês com a invenção da fralda descartável; ele começou seu trabalho em um produto na década de 50, usando seus netos para teste (1987-1997).

Recomenda-se ter um enxoval que varia de 24 a 32 fraldas laváveis. E essa quantidade dura — se bem cuidada — por todo o tempo que a criança precisar, até o desfralde. As fraldas de pano são ajustáveis, por isso, podem ser usadas em bebês de qualquer tamanho.

Fraldas de pano
Disponíveis em tecido atoalhado, de algodão ou de flanela, a fralda de pano pode ser mais simplezinha, no estilo daquelas que nossas avós e mães usavam, como também pode ser estampada e feita com várias camadas, velcro e até mesmo botõezinhos, dependendo do modelo.

Nos anos 40, ao costurar uma cortina de chuveiro a uma fralda de pano, a norte-americana Marion Donovan criou a primeira versão do que viria a ser a fralda descartável. A invenção foi aperfeiçoada, mas acabou ignorada pelo mercado.

Procter & Gamble

A Procter & Gamble é uma das maiores fabricantes de bens de consumo do mundo, dona de marcas como Always, Gillette, Pampers, Pantene, Ariel e Oral-B.

Em 1800, a fralda era um retângulo de linho, flanela ou tricô dobrado e preso entre as pernas do bebê com alfinetes. 1887: A Revolução Industrial permite a fabricação em massa de fraldas de pano nos Estados Unidos.

Além de formarem uma porção considerável de resíduos não recicláveis despejados no meio ambiente, elas também contém diversas substâncias químicas nocivas tanto para o planeta, quanto para a saúde do seu bebê. As fraldas descartáveis, em sua maioria feitas com plástico e papel, não são feitas pensando no seu descarte.

Ela pode ser lavada à mão ou na máquina de lavar. Uma boa dica é tirar o excesso da sujeira com a ajuda de uma escovinha e deixar a peça de molho por um tempo. Dependendo do tamanho do seu bebê, pode ser preciso comprar fraldas de vários tamanhos, caso a marca escolhida não tenha uma medição única para o corpo dele.

A Pampers foi inventada em 1956 por um engenheiro da Procter & Gamble, Vic Mills.

Na antiguidade, eram usadas folhas e peles de animais, assim como nas roupas para os adultos. Com o tempo, foram substituídas por opções feitas de tecidos das mais diversas origens. Outro ponto era que as fraldas de pano eram usadas por vários dias e raramente lavadas.

A composição de uma fralda descartável pode ser de aproximadamente 43% de polpa de celulose (celulose fluff), 27% de polímero superabsorvente (PSA), 10% de polipropileno (PP), 13% de polietileno (PE), e 7% de fitas, elásticos e adesivos.

Diminuem o risco de alergia
Por conterem produtos químicos, as fraldas descartáveis podem causar irritação na pele sensível do bebê. Além disso, alguns pais relaxam o número de trocas, o que faz a criança ficar com a pele úmida por um tempo maior, gerando assaduras. A fralda de pano evita todos esses problemas.

O cueiro nada mais é do que um paninho, que pode ser de algodão ou de flanela. Ele é muito útil e parece com uma fralda de pano, mas tem um tecido mais grossinho e é um pouco maior. E sabe o que é bem legal? É que o cueiro é aquele tipo de paninho salva-vidas da mamãe.

A calça enxuta é um protetor de fraldas, com fechamento por botões laterais e elástico entre as pernas. Possui tecido interno com abertura para colocar o tecido absorvente ou fralda de pano. Ecológica lavável com fechamento por botões laterais e elástico entre as pernas.

Motivos para não usar as fraldas de pano
- Pode ser mais trabalhoso. Pois, ao invés de apenas jogar a fralda no lixo será necessário lavá-la com certa frequência. - O custo inicial pode ser maior que as de fralda descartáveis.

“A composição do preço leva em conta toda a cadeia de industrialização e logística, que subiram bastante nos últimos meses. A energia, por exemplo, ficou mais cara, o que é extremamente importante na fabricação desses produtos, que precisam de máquinas ligadas todo o tempo.