Como era feito o comércio entre as aldeias o que essa atividade promoveu?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Nesse caso, as pessoas trocavam o resultado do seu trabalho com as demais pessoas de outras comunidades próximas. Exemplo dessa situação seria quem realizava o plantio podia trocar seus alimentos com outras pessoas que possuíam ovos, ou leite, ou lã de animais para tecer roupas.

A Divisão do Trabalho, as desigualdades sociais, o Estado
Além do desenvolvimento da agricultura, com direção centralizada dos trabalhos coletivos de irrigação, outros fatores contribuíram para transformar as aldeias em cidades.

Nas aldeias neolíticas, o trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres dedicavam-se à agricultura, ao preparo dos alimentos e cuidavam dos filhos. Já os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Crianças e idosos não trabalhavam.

Era portanto uma sociedade de caçadores e coletores, que viviam em grupos e dividiam coletivamente os espaços atividades , utilisando objetos produzidos com pedra lascada, ossos e dentes de animais.

O que favoreceu o surgimento das primeiras aldeias foi a descoberta da agricultura, pois com isso os seres humanos deixaram de ter o nomadismo como necessidade para a sobrevivência. As pessoas necessitavam de um rio próximo, favorecendo a agricultura, algo extremamente importante para o desenvolvimento.

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos.

Bastava encontrar um local com pouco risco de perigo, com a terra fértil e boa irrigação para as sementes encontradas darem seus frutos. Com essa comodidade, o sedentarismo começou a tomar conta do homem neolítico, que acabou, então, criando uma organização social, política e econômica que revolucionou a época.

Resposta: Com a criação de animais e a agricultura, o homem sentiu necessidade de se fixar a um lugar . Explicação: surgiram assim as primeiras aldeias, normalmente juntas ou próximas dos grandes rios como Nilo, Eufrates, tigre ou Jordão devido a necessidade de água.

O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável.

As primeiras aldeias eram criadas em proximidade de rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para seres humanos e animais. Também nesse período começou a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc.).

As principais mudanças no Neolítico foram: produção agrícola. uso da pedra polida. sedentarização.

Nelas, os povos indígenas realizam suas atividades econômicas tradicionais de subsistência – caça, pesca, coleta, agricultura, fabricação de adornos e utensílios – e desenvolvem produtos para comercialização que visam a geração de excedentes para acessar bens de consumo e serviços.

c) Que tipo de trabalho era feito pelos indígenas capturados? Eles trabalhavam nas roças, caçavam, pescavam, plantavam, cozinhavam, cuidavam das crianças e ainda serviam de guias pelas matas do sertão. apresar: aprisionar, capturar, tomar como presa.

O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.