Como era feito as tintas das pinturas rupestres?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Para criar seus desenhos nas paredes das cavernas, eram usados vários elementos da natureza que se transformavam em tintas. Obtinha-se o tom vermelho de sangue de animais. Além disso, frutas, plantas, minerais e carvão, eram moídos, e assim produziam os pigmentos naturais (compostos químicos que dão cor a natureza).

Tintas naturais são aquelas que ao invés de serem feitas de produtos químicos, são extraídas de elementos da natureza. Elas podem ser feitas a partir de nozes, cascas, raízes, frutas, pétalas, aparas de madeira, folhas, partes de flores e plantas inteiras, insetos, terra, entre outros.

Pelo que consta na história, o chinês Tien-Lcheu, pensador e filósofo, em 2607 a.C., criou uma mistura com fuligem de madeira de pinho, óleo e gelatina obtida da pele de um animal. O resultado foi um líquido mais escuro, que era destinado à marcação em pedras e papel. Por isso, ele é considerado o criador da tinta.

Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.

Para criar seus desenhos nas paredes das cavernas, eram usados vários elementos da natureza que se transformavam em tintas. Obtinha-se o tom vermelho de sangue de animais. Além disso, frutas, plantas, minerais e carvão, eram moídos, e assim produziam os pigmentos naturais (compostos químicos que dão cor a natureza).

Receita de tinta à base de farinha

  1. 1 (uma) xícara de farinha de trigo;
  2. 1 (uma) xícara de sal;
  3. 1 (uma) xícara e meia de água;
  4. 1 (uma) colher de chá de óleo de cozinha;
  5. Corante alimentício das cores que desejar.

Existem basicamente 5 tipos de tinta:

  • Tinta acrílica.
  • Tinta acrílica lavável.
  • Tinta Látex PVA.
  • Esmalte Epóxi.
  • Esmalte Sintético.

Os principais processos de fabricação na indústria de tintas são: pesagem, misturação, moagem, dispersão, diluição e filtração (figura 1). O início do processo se dá na alimentação da planta com água, solventes, resinas, óleos e pigmentos.

As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos. Os desenhos também tinham uma função importante para os rituais religiosos.

Modo de Fazer
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.

Matérias Primas
As Resinas. Os Solventes (orgânicos e inorgânicos) Os Pigmentos.

O uso de tintas líquidas com caneta de bambu e com pincel parece ter começado no Egito e na China por volta do ano 3.000 a.C. As tintas mais antigas eram basicamente compostas de carbono (carvão, fuligem) obtido da combustão de madeira e óleo e depois misturado com água, cola animal e óleo vegetal.

A tinta é ideal para realizar a pintura, o revestimento e acabamento das paredes. Além de dar um toque de cor ao ambiente, a tinta também é responsável por proporcionar proteção, beleza e impermeabilização às paredes.

Resposta verificada por especialistas. O homem começou a documentar a arte a partir das pinturas rupestres, estas eram feitas utilizando diversos materiais como extratos de plantas, musgos, sangue de animais, vísceras, carvão entre outros materiais naturais.

Pinturas rupestres: foram imagens feitas nas paredes das cavernas usando pigmentos fabricados por meio de substâncias como sangue de animais, carvão e vegetais.

Resposta verificada por especialistas. Na pintura rupestre, o material não utilizado era a tinta acrílica (C).

Na grande maioria das pinturas rupestres ocorre a existência de linhas, traços e formas geométricas, além da frequente ocorrência de impressões de pés e mãos dos seres humanos ou de animais da época. Também são observados com frequência retratações do próprio homem, ou de animais ou de algumas cenas do cotidiano.