Como era feita as fotos de antigamente?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Tens de definir melhor "antigamente". Nos primórdios da fotografia (séc. XIX), as fotos eram captadas numa chapa de vidro coberta com uma emulsão fotossensível que, depois de revelada se tornava no negativo. Esse negativo era depois usado para expor papel fotossensível e fazer as fotos.

Niepce (1765–1833) colocou uma folha de papel sensibilizado quimicamente dentro de uma câmara primitiva apontada para uma mesa posta em seu jardim. Depois de várias horas, ficou gravada no papel uma tênue imagem, considerada hoje a primeira fotografia do mundo.

Antigamente, os álbuns de fotografia eram apenas folhas plásticas para você encaixar as fotos reveladas.

Desperte emoções com o Monóculo Fotográfico
Vintage é a palavra do momento e, como sempre, a Fábrika de Eventos sai na frente quando o assunto são lembranças fotográficas.

Daguerreótipo

O Daguerreótipo foi o primeiro equipamento fotográfico fabricado em escala comercial da história.

A fotografia antiga era cheia de beleza, e de preparo real.. não era possível "corrijiir" um elemento que ficou extra na foto, ou abrir o photoshop e apagar aquela coisa que ficou errada, repocionar ou etc.. e com isso as fotografias eram mais reais, e mais pensadas..

A história da fotografia começa pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz.

A fotografia permite capturar momentos no tempo e preservá-los por muitos anos. A tecnologia que torna tudo isso possível é bastante simples. Uma câmera fotográfica é feita de três elementos básicos: um elemento óptico (a lente), um elemento químico (o filme) e um elemento mecânico (o próprio corpo da câmera).

No início do século 19, imagens que duravam algum tempo já eram registradas em câmaras escuras. Mas o primeiro registro considerado como sendo uma fotografia durável, foi realizado em 1826 pelo inventor francês Nicéphore Niépce (1765-1833), utilizando uma câmera escura e substâncias químicas sensíveis à luz.

A história da fotografia no Brasil remonta à chegada do daguerreótipo ao Rio de Janeiro, em 1839, e ao francês Hercule Florence (1804-1879).

A fotografia tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833), em 1826, é considerada a primeira da história. Para obter esse resultado, o inventor posicionou uma folha de estanho coberta de betume durante oito horas seguidas na frente de uma janela. Ao final do processo, a imagem estava gravada na chapa.

1826

A história da fotografia começa na Antiguidade, mas somente em 1826 o primeiro registro foi feito. A façanha foi realizada pelo francês Joseph Niépce, e na mesma época, Hercule Florence, assim como seu conterrâneo, desenvolvia um método fotográfico aqui no Brasil.

No século XIX ter fotos da família não era para “qualquer um”. Fotografias eram caras e consumiam bastante tempo. Era um evento quase solene e os retratados aparecem, muitas vezes, nervosos por detrás das lentes do fotógrafo.

E tu já deve estar ansioso querendo saber quais são esses três benditos pilares, e eles se chamam Abertura do Diafragma, Velocidade do Obturador e ISO. Essencialmente, eles trabalham juntos para produzir uma foto que seja devidamente exposta.

Não, os 3 elementos para fazer uma boa foto que de fato importam são simples e fundamentais: Luz, Objeto e Composição.