Como era entendida a Educação Física?
A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.
Como era a Educação Física no início?
Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários para sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas – primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física.
Como Educação Física foi entendida pelos intelectuais?
A Educação Física ao longo de sua história priorizou os conteúdos gímnicos e esportivos, numa dimensão quase exclusivamente procedimental, o saber fazer e não o saber sobre a cultura corporal ou como se deve ser (Darido e Rangel, 2005).
Qual é o principal objetivo da Educação Física?
A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.
O que mudou atualmente no Ensino da Educação Física nas escolas?
A principal novidade, para a Educação Física, é o fato de a BNCC situá-la na área de Linguagem e tratá-la no âmbito da cultura. Dessa forma, as expressões culturais passam a fazer companhia aos movimentos de práticas esportivas no campo dos objetos de conhecimento da Educação Física.
Como era praticada à Educação Física na era primitiva?
Realizavam longas caminhadas, lutavam, corriam, nadavam, arremessavam objetos e tinham como principal fonte econômica à caça e a pesca. A dança era uma das atividades físicas mais significativas, onde eles expressavam os sentimentos de tristeza e alegria, exibiam suas qualidades físicas e também a sua religiosidade.
Como era a Educação Física antigamente e atualmente?
A Educação Física é vista nos dias de hoje como uma disciplina construtiva de saúde, qualidade de vida e inclusão social. Porém em sua origem, o desenvolvimento dos movimentos e das qualidades corporais eram orientados para outros aspectos do cotidiano das pessoas que os praticavam.
Como foi a evolução da Educação Física ao longo da história?
A evolução da Educação Física acontece gradativamente à evolução cultural dos povos, estando interligada aos sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos das sociedades. Porém, é necessário ressaltar que nem todos os povos atravessavam os mesmos estágios simultaneamente.
Qual era o papel da Educação Física na Pré-história?
No homem pré-histórico, a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. Desenvolver seu corpo através do exercício físico era uma questão de sobrevivência.
Qual é a diferença entre a atividade física do passado com a de hoje?
A educação física já foi muito excludente e enviesada de modo que ela tinha um viés muito voltado para o militarismo, tendo uma política até excludente. Na atualidade a educação física prega bons valores e a integração social aliada a prática esportiva. A educação no futuro vai preparar os estudantes para a vida.
Qual é a história da educação?
A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.
Qual o antigo nome da Educação Física?
Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia.
Como foi o ensino da Educação Física no período iluminista?
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO RAZÃO ILUMINISTA
Como expressão da cultura este movimento se constituiu a partir das relações cotidianas, dos divertimentos e festas populares, dos espetáculos de rua, do circo, dos exercícios militares, bem como dos passatempos da aristocracia.
Qual é a história da Educação Física no Brasil?
Em 1893 a Associação Cristã de Moços (ACM) se estabeleceu no Brasil e começou a incentivar a prática de ginástica e desportos como o basquete e o vôlei. Em 1907 uma missão militar francesa veio para o Brasil, trazendo consigo o método francês de ginástica, que foi aplicado na Força Publica do Estado de São Paulo.
Qual é o papel da Educação Física na escola?
O objetivo principal da educação física escolar é promover o interesse dos alunos pelos exercícios, de modo que adquiram consciência dos benefícios promovidos a saúde por meio dessa prática, assim como pelo estímulo das funções cognitivas que envolvem a atenção, o raciocínio lógico e a memória, consequentemente ...
Qual é a importância da educação?
Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral. É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres.
Qual a importância da atividade física resumo?
Um estilo de vida saudável, que inclua atividade física regular, promove uma diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas, além de favorecer o aspecto físico e social do praticante.
Qual foi a primeira atividade física no Brasil?
A atividade física no Brasil
Quando do descobrimento do Brasil, os indígenas já tinham alguns hábitos de exercitar-se. Nas senzalas, surgiu a capoeira.
Quais são as cinco tendências da Educação Física?
Dessa forma, ele classifica as Tendências na Educação Física em: Higienista, Militarista, Competitivista, Popular e Crítico-social dos Conteúdos.
Quais são os cinco elementos da Educação Física?
Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.