Como era entendida a Educação Física?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.

Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários para sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas – primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física.

A Educação Física ao longo de sua história priorizou os conteúdos gímnicos e esportivos, numa dimensão quase exclusivamente procedimental, o saber fazer e não o saber sobre a cultura corporal ou como se deve ser (Darido e Rangel, 2005).

A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.

A principal novidade, para a Educação Física, é o fato de a BNCC situá-la na área de Linguagem e tratá-la no âmbito da cultura. Dessa forma, as expressões culturais passam a fazer companhia aos movimentos de práticas esportivas no campo dos objetos de conhecimento da Educação Física.

Realizavam longas caminhadas, lutavam, corriam, nadavam, arremessavam objetos e tinham como principal fonte econômica à caça e a pesca. A dança era uma das atividades físicas mais significativas, onde eles expressavam os sentimentos de tristeza e alegria, exibiam suas qualidades físicas e também a sua religiosidade.

A Educação Física é vista nos dias de hoje como uma disciplina construtiva de saúde, qualidade de vida e inclusão social. Porém em sua origem, o desenvolvimento dos movimentos e das qualidades corporais eram orientados para outros aspectos do cotidiano das pessoas que os praticavam.

A evolução da Educação Física acontece gradativamente à evolução cultural dos povos, estando interligada aos sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos das sociedades. Porém, é necessário ressaltar que nem todos os povos atravessavam os mesmos estágios simultaneamente.

No homem pré-histórico, a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. Desenvolver seu corpo através do exercício físico era uma questão de sobrevivência.

A educação física já foi muito excludente e enviesada de modo que ela tinha um viés muito voltado para o militarismo, tendo uma política até excludente. Na atualidade a educação física prega bons valores e a integração social aliada a prática esportiva. A educação no futuro vai preparar os estudantes para a vida.

A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.

Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia.

A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO RAZÃO ILUMINISTA
Como expressão da cultura este movimento se constituiu a partir das relações cotidianas, dos divertimentos e festas populares, dos espetáculos de rua, do circo, dos exercícios militares, bem como dos passatempos da aristocracia.

Em 1893 a Associação Cristã de Moços (ACM) se estabeleceu no Brasil e começou a incentivar a prática de ginástica e desportos como o basquete e o vôlei. Em 1907 uma missão militar francesa veio para o Brasil, trazendo consigo o método francês de ginástica, que foi aplicado na Força Publica do Estado de São Paulo.

O objetivo principal da educação física escolar é promover o interesse dos alunos pelos exercícios, de modo que adquiram consciência dos benefícios promovidos a saúde por meio dessa prática, assim como pelo estímulo das funções cognitivas que envolvem a atenção, o raciocínio lógico e a memória, consequentemente ...

Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral. É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres.

Um estilo de vida saudável, que inclua atividade física regular, promove uma diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas, além de favorecer o aspecto físico e social do praticante.

A atividade física no Brasil
Quando do descobrimento do Brasil, os indígenas já tinham alguns hábitos de exercitar-se. Nas senzalas, surgiu a capoeira.

Dessa forma, ele classifica as Tendências na Educação Física em: Higienista, Militarista, Competitivista, Popular e Crítico-social dos Conteúdos.

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.