Como era construída a Grande Muralha da China?

Perguntado por: mmagalhaes2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Cerca de um quarto de seu comprimento consiste apenas em barreiras naturais, como rios e cumes de montanhas. A série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais constituem o resto, o equivalente a cerca de 70% da muralha.

A Muralha da China ou Grande Muralha da China foi construída entre 220 e 206 a.C. por Qin Shihuang, o primeiro Imperador da China.

O objetivo militar da Muralha da China era de impedir a entrada de tribos nômades oriundas da Mongólia e da Manchúria, essa construção pretendia defender o norte do país contras tais invasores.

A muralha liga quase mil fortes. Por isso, ao longo dela existem janelas e troneiras (espaços onde são colocadas bocas de canhão). Há, ainda, plataformas que serviam para atacar inimigos e torres de almenara a partir das quais eram feitas as comunicações entre os militares.

O livro “De quem te protege a muralha?”, do historiador e escritor Thiago Florencio, é uma proposta de deriva pela região central do Rio de Janeiro. Ele fala sobre uma grande muralha, que mesmo de curta sobrevivência, e cuja construção não tenha sido totalmente concluída, existiu na cidade do Rio de Janeiro.

Eram construídos a partir de tijolos e pedras, usando terra como enchimento, e tinham, normalmente, cerca de 10 metros de altura e de 4 a 5 metros de largura, variando de acordo com sua localização na muralha. Possuíam portões que controlavam a entrada de comerciantes, assim como a saída de soldados para uma batalha.

Largamente empregada na Idade Antiga e Idade Média, era comumente erguida em alvenaria de pedra, embora dependendo da cultura, da época ou da região, pudesse ter sido erguida em outros materiais como a taipa, a madeira ou faxina (ramos de árvores e terra), isolados ou combinados.

177.016 dias

O monumento tem uma extensão total de 21,196 quilómetros. Seria preciso caminhar sem parar durante 177.016 dias para percorrer toda a sua extensão.

Genghis Khan

No ano de 1207, o exército de Genghis Khan atravessou a Grande Muralha contornando-a e chegando à China, que estava dividida após a queda da dinastia Tang: o norte do país era governado pela dinastia Jin enquanto o sul era governado pela dinastia Song.

Em algumas partes da Muralha, que tem 21.000 km, até 80% da estrutura está destruída por causa de vandalismo, erosão e atividades de mineração.

A Grande Muralha da China é a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu.” Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições.

Extensão. Estende-se desde o passo de Jiayuguan (província de Gansu), lado oeste, até a foz do rio Yalujiang (província de Liaoning), lado leste. Atravessa o Deserto de Gobi, quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu) e duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia).

5.164 degraus

A Grande Muralha da China
Apenas na seção de 42 km - onde é realizada a maratona oficial da Grande Muralha da China - são 5.164 degraus de pedra.

A maior estrutura já feita pelo homem é uma fonte inesgotável de mitos. A lenda urbana mais conhecida diz que a Muralha da China pode ser vista do espaço, o que passa longe de ser verdade. Apesar da longa extensão, a altura média da construção é de apenas oito metros, com seis metros de largura.

O arroz, um produto que a China importou em quantidades que custaram US$ 1,72 bilhão apenas em 2020, tornando-se o maior importador desse alimento no mundo, foi a estratégia usada pelos trabalhadores da Muralha da China para fazer a construção sobreviver aos desastres naturais e ao tempo.

Visitar a Grande Muralha da China é mais fácil do que você imagina! Apesar dos seus 21.196 km de extensão, o monumento possui partes abertas à visitação que podem ser facilmente acessadas a partir de Pequim por transporte público, de trem.

A entrada nesta parte da Muralha da China custa CNY 40, mas crianças e idosos pagam a metade. Para subir e descer de bondinho, você terá que pagar CNY 120, mas, se quiser subir de bondinho e descer de tobogã, o preço sobe para CNY 200.