Como era conhecido o povo Umbu?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Esses povos eram caçadores-coletores nômades que se alimentavam de animais, frutas e mel, e viviam em áreas abertas, construindo abrigos em topos de colinas, de onde poderiam controlar as redondezas, mas também procuravam áreas ribeirinhas e grutas naturais.

Na encosta, vestígios da Tradição Umbu remontam ao período que se estende entre 800 d.C. e 1700 d.C. aproximadamente. Indícios dos Jê datam do ano 1000. Dos Tupi-Guarani, há datações de sua presença no litoral catarinense por volta de 1400.

No Sul, destaca-se os "homens de Umbu" que viveram nos pampas gaúchos. Estes foram os responsáveis pelo uso de arco e flecha que foi herdado pelos indígenas brasileiros.

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, antes mesmo da chegada dos portugueses eles já habitavam as nossas terras.

A mais importante manifestação religiosa Pankararu é as “Corridas do Umbu”, quando o ano começa, depois das trovoadas de janeiro, com as plantações sendo iniciadas após as primeiras chuvas.

Os principais instrumentos do povo umbu eram lâminas feitas de pedra, pontas de flecha feitas de pedra e percutores feitos em osso. Eram, assim, uma sociedade da Idade da Pedra, que contava com um nível tecnológico rudimentar que usavam para adaptar o mundo ao seu redor às suas necessidades.

O Festival do Umbu é um tradicional evento que busca promover a agricultura familiar e a economia solidária e é organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Curaçá, Uauá e Canudos - Coopercuc.

Os grupos humanos que viviam nos campos, ou seja, nas regiões mais abertas, foram chamados pelos cientistas de grupos pertencentes à tradição Umbu; já os que viviam em regiões de floresta, próximo a rios e morros, foram chamados de grupos da tradição Humaitá.

O povo umbu, como ficou conhecido, foi responsável pela difusão, entre os primeiros habitantes da do território brasileiro, de das grandes inovações daqueles tempos: usa do arco e flecha e da boleadeira (arma composta de três bolas de pedra ligadas entre si por cordas de couro).

O povo Umbu vivia da caça e da coleta de animais, sendo um povo nômade, isto é, que não estabelecia uma residência fixa. Eles sempre migravam para novas áreas em busca de alimentos quando esgotavam os recursos da região atual.

Os povos que habitavam as regiões litorâneas e formaram os sambaquis com suas ações são conhecidos como povos do sambaqui. Os concheiros, como também são chamados os sambaquis, medem, no Brasil, entre 2 e 20 metros de altura, podendo chegar a 100 metros de diâmetro. Alguns são datados com mais de 5000 anos.

Eram os chamados paleoíndios ou paleoamericanos, que tinham uma conformação craniana mais parecida com a dos aborígines australianos e a dos africanos que com a dos índios de traços mongoloides que se conhecem.

Civilização das Conchas
Eles ocuparam do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul entre 6 mil e mil anos atrás, e ficaram conhecidos pelas edificações que erguiam para sepultar seus mortos: os sambaquis.

Os primeiros habitantes foram chamados de índios, nativos ou aborígines. Contudo, não eram originários dessa terra, pois chegaram de outros lugares em migrações oriundas principalmente da Ásia.

Segundo essa teoria, a população mais antiga, o povo de Luzia, teria atravessado o Estreito de Bering, há 14 mil anos.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Os primeiros grupos humanos que ocuparam nosso território são chamados de paleoíndios. Reconstituição do crânio de Luzia realizada na década de 1990 e hoje não mais aceita pelos especialistas. As ossadas mais antigas de paleoíndios encontradas no Brasil pertencem ao final do Pleistoceno, entre 11 mil e 12 anos.

Esses povos eram caçadores-coletores nômades que se alimentavam de animais, frutas e mel, e viviam em áreas abertas, construindo abrigos em topos de colinas, de onde poderiam controlar as redondezas, mas também procuravam áreas ribeirinhas e grutas naturais.

Resposta: Há vários vestígios que já foram declarados: livros, enciclopédia, sites e Wikipédia.