Como era conhecido o boxe antigamente?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O boxe, também chamado de pugilismo, é um esporte que surgiu no Egito por volta de 3.000 a.C., como uma atração das festas realizadas pelos faraós.

Boxe ou pugilismo é um esporte de combate no qual os lutadores usam luvas acolchoadas e utilizam as mãos para atacar e defender. Trata-se de uma arte marcial agressiva mas que, ao contrário de outras modalidades como o Muay Thai ou Savate, utiliza apenas os punhos, quer para defender ou atacar.

Vem do inglês “boxing”, que é a luta praticada com punhos fechados. O verbo inglês “to box” significa “bater, surrar com os punhos”. Em inglês, o substantivo “box” significa “golpe, murro, soco”.

História: A prática do pugilato na Grécia Antiga remete ao século VIII a.C.. As únicas regras estabelecidas eram que, apenas se poderia atacar com os punhos e os concorrentes deveriam envolver os dedos com tiras de couro.

James Figg

O londrino James Figg, considerado o pai do boxe atual, reinou como campeão de 1719 até 1730.

O boxe, também chamado de pugilismo, é um esporte que surgiu no Egito por volta de 3.000 a.C., como uma atração das festas realizadas pelos faraós. Contudo, o esporte se tornou popular apenas na Grécia Antiga, por volta no século VII a.C, com sua inclusão nas modalidades olímpicas.

O Boxe é um tipo de luta tradicionalmente conhecida pelo combate “homem a homem” utilizando-se apenas dos próprios punhos. Por muito tempo a modalidade foi chamada de “a nobre arte”, muito pela elegância dos movimentos e das esquivas dos golpes.

A primeira luta realizada no Brasil foi em 1913, na cidade de São Paulo, entre um pequeno ex- boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado.

Rocky Marciano vs Jersey Joe Walcott (1952)

Floyd Mayweather

1 – Floyd Mayweather
Apesar da ganância, ele tem uma carreira perfeita dentro do ringue, algo então inédito, e é considerado por muitos, na comunidade do boxe, como o maior de todos os tempos.

Francis Ngannou

Francis Ngannou, o homem com o soco mais forte do mundo.

Como vestimenta, utilizam camiseta sem manga, shorts e sapato especial. Além disso, os lutadores utilizam capacete, protetor bucal e, os homens, um protetor genital, chamado de coquilha.

Com o nome de boxe, passou a ter sete categorias de peso. Em 1908, na edição seguinte dos Jogos, a luta ganhou o status de esporte olímpico.

A filosofia do boxe serve para explicar e esclarecer que essa atividade não é violenta. O uso da força deve estar intimamente ligado com o controle emocional e com o equilíbrio espiritual. Isso é muito comum, por exemplo, nas artes marciais. Ética competitiva!

Luta marajoara – Wikipédia, a enciclopédia livre.

No Brasil, o boxe chegou no início do século XX. Um dos envolvidos na primeira luta, ocorrida em São Paulo, em 1913, era o atleta Luis Sucupira. Conhecido como 'Apolo Brasileiro', Luis foi um dos primeiros brasileiros entusiastas do esporte. Outro grande entusiasta do boxe foi o marinheiro Góes Neto.

Arte marcial da Grécia antiga e esporte gladiatório, o pancrácio era uma fusão de técnicas de luta, que incluíam a luta grega, boxe, estrangulamento, chutes, golpes e técnicas de travamento das articulações.

Ditão

Ditão – O primeiro pugilista brasileiro
Em 1922 o Brasil teve seu primeiro pugilista a ganhar destaque. Benedito dos Santos, conhecido como Ditão, começou a treinar boxe numa academias de São Paulo. Era um negro de porte gigantesco com enorme talento para o boxe e detentor de um direto potente.

Considerado um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos, Muhammad Ali rompeu as fronteiras do esporte e tornou-se símbolo de resistência à Guerra do Vietnã, luta por direitos humanos, combate ao racismo e paz. Nascido Cassius Marcellus Clay Júnior, em 17 de janeiro de 1942, a lenda faria hoje 80 anos.

Éder Jofre

O ex-pugilista e campeão mundial de boxe Éder Jofre morreu na madrugada deste domingo (2) em Embu das Artes, na Grande São Paulo.

A versão moderna do boxe foi oficializada em 1867, porém foram colocadas efetivamente em prática apenas em 1872, com as regras de Queensberry: o uso de luvas era obrigatório e o confronto era composto de rounds de três minutos cada.