Como era composto o alto clero é o baixo clero?

Perguntado por: lconceicao3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

a) O alto clero era o grupo de maior prestígio. Tinha os altos cargos da Igreja. Papas, bispos e arcebispos formavam este grupo. b) O baixo clero era formado por padres responsáveis pelas vilas e aldeias.

Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.

Os membros da igreja, como padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa, formam o que chamamos de clero. O clero regular dedicava-se à espiritualização; enquanto o clero secular, à catequização das pessoas.

É dividido em dois grandes grupos: clero regular, com membros que foram recolhidos de uma determinada ordem religiosa; clero secular, com pessoas que viviam junto à população leiga.

O alto clero era formado por bispos e abades. Eles eram grandes proprietários de terra e imóveis. Já o baixo clero, era formado por padres, monges e abades. Eles não possuíam terras, nem bens.

O clero secular, constituído por cónegos e párocos, distinguia-se do clero regular, que abrangia as ordens monásticas de ambos os sexos (Beneditinos, mendicantes, Jesuítas, Carmelitas, Irmãs da Caridade, etc.).

Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

O primeiro mantinha-se sob as ordens estritas do Bispo e residia em moradias conheci-das como paróquias. O segundo grupo era formado pelos sacerdotes que habitavam os mosteiros e seguiam as regras de suas próprias ordens e dos seus conselhos eclesiásticos.

Significado de Clérigo
substantivo masculino Sujeito que faz parte do clero, da classe eclesiástica, classe que se dedica ao sacerdócio (padre, sacerdote etc.). Aquele que alcançou as ordens sacras; cristão que exerce o sacerdócio.

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal. Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal.

Na alta nobreza, temos a presença dos príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes. Os pertencentes a esse subgrupo da nobreza correspondiam aos grandes proprietários de terra que possuíam forte influência política e amealhavam sua autoridade sobre um considerável número de vassalos.

O baixo clero era composto por padres e monges que cuidavam diretamente da vivência religiosa das populações feudais ou viviam enclausurados em mosteiros. Os nobres eram representados pela figura do senhor feudal. Detentor de terras, o senhor feudal tinha autoridade dentro de suas posses.

No dicionário a palavra laico significa “Característica do que ou daquele que não faz parte do clero; que não pertence a instituição ou ordem religiosa”, ou seja, ser “laico” significa não tomar partido por nenhuma religião, aceitar todas.

A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos.

A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos.