Como era chamado Trancoso antigamente?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Trancoso era chamada inicialmente de São João Batista dos Índios, foi só entre o século XVII que a coroa portuguesa decidiu mudar o nome do vilarejo, a batizando de Nova Trancoso, em homenagem a uma cidade de Portugal que se chama Trancoso, após isso apenas a igreja se manteve com o nome original.

Trancoso é um dos vilarejos mais antigos do Brasil, ele foi fundado pelos jesuítas ainda em 1583. Apesar da longa existência, o lugar se manteve praticamente isolado do resto do mundo, sem eletricidade, estrada ou qualquer infraestrutra até 1970, quando um grupo de hippies ali chegou, se apaixonou e resolveu ficar.

O nome “Quadrado” veio do costume das pessoas que marcavam encontros ou davam informações por lá. Trancoso também possui uma praça redonda. Portanto, para não confundir as pessoas, era comum chamar a praça retangular de “Quadrado” para poder diferenciar da praça redonda.

Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana
O casal fitness escolheu como cenário para o casório a paradisíaca Trancoso, no Sul da Bahia.

O preço das pousadas e restaurantes já aumentam bastante, tornando-se mais caro e já mudando bastante o público da cidade. Trancoso é de longe o destino mais caro, não é à toa que é conhecido por muitos como o destino dos milionários.

A história de Trancoso é uma das mais importantes e relevantes do nosso país. Afinal, foi em Trancoso que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou no ano de 1500, mais precisamente no Rio dos Frades. O local passou por diversas transformações culturais e sociais.

Bonito (e agitado) por natureza
Isso porque a natureza foi generosa e fez um trabalho deslumbrante. Frente a um mar majestoso, de azul transparente, longas faixas de areia branca se estendem pelas costas. Conhecidos como “acidentes geográficos”, falésias e piscinas naturais são, na verdade, presentes naturais.

Um lugar tão original, que até mesmo os mais céticos se apaixonam. Mas apesar de suas praias de areia branca com água cristalina e da mata atlântica que rodeia e preserva o vilarejo, é no famoso Quadrado que toda a autenticidade de Trancoso se manifesta. O Quadrado é o centro histórico e o coração da cidade.

“História de Trancoso” é um termo êmico utilizado em boa parte do Nordeste brasileiro para referir-se a contos da literatura oral, inclusos no que convencionou-se chamar de cultura popular.

Trancoso, uma vila histórica no estado da Bahia, na costa nordeste do Brasil, foi fundada sob o nome “São João Batista dos Índios” por monges jesuítas em 1586.

A Praia dos Nativos em Trancoso, um dos distritos da cidade de Porto Seguro (BA), é uma das mais famosas e favoritas entre os turistas. A praia se inicia no Rio Trancoso, logo após a Praia dos Coqueiros e se estende até a curva.

A Igreja São João Batista de Trancoso é também um palco de sonhos, onde as promessas de amor eterno são seladas e os corações se unem em matrimônio sob o olhar sereno do padroeiro.

As praias de Trancoso são o protótipo de paraíso. Cercadas por areia fina, imensos coqueirais, falésias coloridas e mar com piscinas naturais, as praias de Trancoso se encaixam bem no sonho de qualquer viajante para dias de relaxamento à beira-mar.

Neste post vou dividir com vocês um pouco de tudo o que vivi em uma semana entre Trancoso e Caraíva. Lugares lindos, e praias paradisíacas que são cenários da novela Segundo Sol.

Trancoso não têm muitas praias com ondas, más as que têm sao muito boas. As comunidades de surf vizinhas vêm para Trancoso porque aqui quebra as melhores ondas da regiáo com até 5 pés.

Giulia Marchetti - Residente de Ginecologia e Obstetrícia - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo | LinkedIn.