Como era chamado roupa antigamente?

Perguntado por: gcardoso2 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os tipos de vestimenta eram túnicas, mantos e espécies de calças.

O "vestido Tarkhan" é a roupa mais antiga do mundo já encontrada. Provavelmente era longo, abaixo dos joelhos, em sua versão original. Entre 5,1 mil e 5,5 mil anos de idade, a peça é do início do reinado egípcio.

As mangas e as saias dos vestidos eram bufantes e compridas. As mais ricas usavam acessórios, como leques e joias. Para os homens, o vestuário se compunha de meias longas, até a cintura, culotes, gibão (uma espécie de jaqueta curta), chapéus de diversos tamanhos e sapatos de pontas longas.

Pré-História (do surgimento dos primeiros seres humanos até 3.500 a.C.) Com o predomínio da caça e pesca, as roupas eram feitas do couro dos animais. A partir da invenção do tear (aparelho que permite fazer tecidos), no fim desta era, as peles de animais deram lugar a roupas de tecido.

A vestimenta do cotidiano era o terno (calça, paletó e colete). Durante o dia, cores claras e à noite, escuras. As gravatas na cor preta eram usadas nos momentos formais – origem do termo black tie. Vale ressaltar que a utilização de paletós para cada tipo de evento se dava de acordo com o número de botões das mangas.

Os 7 estilos universais são:

  • Natural Esportivo.
  • Tradicional.
  • Elegante.
  • Romântico.
  • Criativo.
  • Sexy.
  • Dramático Urbano.

Os 7 estilos universais são o Natural Esportivo, Tradicional, Refinado, Romântico, Criativo, Sexy e Dramático Urbano. Cada um dos 7 estilos possui peças chaves características e transmitem uma mensagem diferente para o mundo.

As roupas anos 80 eram peças com muitas cores, brilhos, paetês, mangas bufastes, pochetes, polainas e muito estilo. Essa época é marcada por uma geração descolada e de atitude que buscava deixar sua marca, através da expressão da imagem e moda.

linho

O primeiro tecido que se tem notícia é o linho. Não era feito em tear, mas por meio de uma técnica bastante rústica, que consistia na prensagem das fibras. Arqueólogos encontraram múmias Egípcias de 2500 a.C. enroladas em linho tão bem tecido como os encontrados atualmente.

Os humanos começaram a usar roupas na segunda Era do Gelo, há cerca de 170 mil anos, segundo novo estudo da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Os pesquisadores usaram piolhos para fazer a descoberta.

Os servos vestiam um saio ou túnica como os nobres, mas confecionado com tecidos grosseiros e com menos diversidade de cores. Este apresentava mangas compridas, era pouco decotado no pescoço, e descia até meio da perna, ajustando na cintura com um cordão sempre que necessário.

A moda na década de 1890 em países europeus e com influência europeia é caracterizada por linhas longas e elegantes, golas altas e a ascensão de roupas esportivas.

A moda italiana renascentista era simples mas com tecidos luxuosos, joalheiria elegante e cores brilhantes. Lá por 1450, os vestidos femininos passaram a ter a parte de cima separada da saia, dando origem aos primeiros corpetes. As mangas, em homens e mulheres eram bastante elaboradas e bufantes.

Na década de 50 surgiram três estilos principais: os teddy boys, rebeldes que mantinham visual elegante com casaco alongado, colete, roupas ajustadas ao corpo, camisa branca e gola alta; os rockers, que usavam camiseta branca, jeans, jaqueta de couro e botas; e os beatniks, que possuíam estilo boêmio intelectual.

As roupas da Palestina no tempo de Jesus seguiam a moda do mundo greco-romano: Túnica _ Roupa casual, feita de linho ou algodão, era colocada pelo pescoço e tinha mangas. Existiam modelos diferentes para homens e mulheres. As peças coloridas eram mais difundidas entre as mulheres.

Blusas e vestidos estavam cheios na frente e inchados em uma forma de "peito de pombo" do início do século XX que olhava sobre a cintura estreita, que se inclinava de costas para frente e muitas vezes era acentuada com uma faixa ou cinto. Os decotes foram suportados por coleiras desossadas muito altas.

As saias ficaram longas e os cabelos começaram a crescer. Os vestidos eram justos e retos, além de possuírem uma pequena capa ou um bolero, também bastante usado na época. Em tempos de crise, materiais mais baratos passaram a ser usados em vestidos de noite, como o algodão e a casimira.

Sobretudos tinham lapelas largas e punhos fundos, e muitas vezes apresentavam golas de veludo contrastantes. Sobretudos compridos forrados com pele eram itens de luxo nos climas frios. Calças compridas eram usadas na maioria das ocasiões; calças de tweed ou lã eram usadas para caça e caminhadas.