Como era chamado o Rio Grande do Sul antigamente?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

No iníCio do século XVII, o atual Estado do Rio Grande do Sul era constituído pela chamada "Província do Tape", situada entre a "Província do Uruguai", já conhecida devido ao seu povoamento europeu, e a "Província Ibiaçá" ou "Mbiaçá", que se extendia desde Santa Catarina acompanhando o litoral.

Como referido anteriormente, os indígenas do Rio Grande do Sul são integrantes dos povos Kaingang, Guarani, Charrua e Xokleng.

A colonização no Rio Grande do Sul foi feita essencialmente por açorianos, alemães e italianos.

Divisão geográfica do Rio Grande do Sul

  • Porto Alegre.
  • Pelotas.
  • Santa Maria.
  • Uruguaiana.
  • Ijuí
  • Passo Fundo.
  • Caxias do Sul.
  • Santa Cruz do Sul–Lajeado.

O RS veio de um erro cartográfico, o RN do rio Potengi e o RJ da baía de Guanabara. Surgiu de um erro cartográfico. O nome vem de um vilarejo que demarcava a área da foz do rio Grande, que não era foz, mas a lagoa dos Patos.

Cidade mais antiga do estado, Rio Grande está localizada na margem Sul do estuário que conduz ao oceano as águas da imensa Laguna dos Patos e seus afluentes.

A chegada dos primeiros colonizadores portugueses nesta localidade deu-se por volta de 1810. Vindos de São Paulo a Porto Alegre, os irmãos Francisco e Ricardo de Mello e Albuquerque, subiram pelo Rio Jacuí.

Sete de setembro de 1892 é a data definida como marco do começo da colonização do Alto Vale do Itajaí com o primeiro imigrante alemão a se fixar na região, Francisco Frankenberger.

O Rio Grande do Sul é um território construído a muitas mãos. Mãos de indígenas, negros, portugueses, espanhóis, italianos, alemães, poloneses, sul-americanos, entre tantas outras, que por aqui se estabeleceram e ajudaram a diversificar a cultura desta terra.

Na região viviam índios gê, pampeano e os guarani. O grupo gê, também chamado de tapuia, estava na região denominada "Cima da Serra". Nesse local ainda vivem remanescentes de índios caingangues. O local é ocupado atualmente pelas cidades de Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Passo Fundo e São Francisco de Paula.

Estes índios foram dizimados por uma peste, por volta de 1610, pelos bandeirantes e depois pelos Povos das Missões que incorporaram alguns. Poucos chegaram até nós. Os Guaranis foram os primeiros agricultores do Rio Grande do Sul. Entraram como invasores.

A palavra “Gaúcho” vem da língua indígena Quechua, e significa “filho de mãe indígena com um forasteiro”, ou seja, o Gaúcho é uma mistura dos povos Indígenas, Portugueses, Espanhóis e outros.

As reduções jesuíticas, fundadas a partir de 1626, são considerados os primeiros povoados organizados no Rio Grande do Sul, além da ocupação original por indígenas.

'- O povoamento e conquista do território sul-rio-grandense foram iniciados quando a sociedade brasileira já contava dois séculos. Somente a partir do fmal do século XVII os portugueses mostraram interesse pelas terras gaúchas e trataram de explorar suas riquezas.

Localizada no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, Chuí é famosa por ser a cidade mais meridional do Brasil. Para passar a fronteira basta atravessar a avenida principal para chegar na cidade do Chuy, no Uruguai. Chuí é o município brasileiro mais distante da linha do Equador.

De 11 de setembro de 1836 a 1º de março de 1845, o Rio Grande do Sul chamou-se República Rio-Grandense e considerava-se independente do governo brasileiro.

O primeiro Estado brasileiro a ser batizado como "Rio Grande" foi o Rio Grande do Norte, que fica no Nordeste.