Como era chamado o primeiro e segundo período da filosofia?

Perguntado por: areis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O primeiro período da filosofia é o período cosmológico. O segundo é o período socrático, também chamado de antropológico.

A história da filosofia costuma ser dividida em quatro grandes períodos: a Filosofia Antiga (séc. VII a.C. à V d.C.), a Filosofia Medieval (séc. V à XV), a Filosofia Moderna (séc. XVI à XVIII) e a Filosofia Contemporânea (séc.

Os primeiros filósofos gregos foram chamados de pré-socráticos e buscaram a descoberta de um princípio originário de todo o Universo. À esquerda, Heráclito, e à direita, Demócrito, ambos pintados pelo pintor holandês Hendrik ter Brugghen. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente.

A história da filosofia na Antiguidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.

Lembre-se que a filosofia está dividida didaticamente em 4 períodos:

  • Filosofia Antiga.
  • Filosofia Medieval.
  • Filosofia Moderna.
  • Filosofia Contemporânea.

É por essa razão que os pensadores pré-socráticos também podem ser chamados de “filósofos da physis” ou ainda “filósofos da natureza”.

A filosofia antiga é dividida em quatro períodos distintos: Período Pré-socrático, Período Socrático, Período Sistemático e Período Helenístico.

A filosofia Pós-Socrática é aquela que surgiu após os desenvolvimentos da Filosofia Pré-Socrática, mais focada na explicação do universo e da matéria, e após Sócrates oferecer um caminho mais voltado a ética e a politica, desenvolvendo também seu método dialético, incluindo diversas correntes, motivo pelo qual alguns ...

A Filosofia Clássica é o período em que se iniciou o pensamento filosófico, e manteve-se ativa entre os séculos VII a.C e VI d.C. Podemos ainda, dividir este período entre os períodos Pré-Socrático, Clássico e Pós-Socrático, exatamente pelo trabalho do maior filósofo desta época: Sócrates.

A Filosofia na Grécia Antiga foi marcada por vários períodos e escolas filosóficas.

  1. Período Pré-Socrático. Este período é também conhecido como Período Cosmológico. ...
  2. Período Socrático. Este período é também conhecido como Período Antropológico. ...
  3. Período Sistemático. ...
  4. Período Helenístico.

É divida em três períodos: pré-socrático, socrático e helenístico; Suas principais escolas são: platonismo, aristotelianismo, estoicismo, epicurismo, ceticismo, cinismo; Entre seus principais representantes estão Platão, Aristóteles, Epicuro, Tales de Mileto e Sócrates.

Tales de Mileto

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas. Ele acreditava que era possível ver a água em tudo. Se tudo era água, tudo era um por conclusão lógica.

Originários são os pensadores que, no que pensam, sempre encontram a realidade dando origem a tudo em tudo. Já foram intitulados pré-aristotélicos, pré-platônicos e pré-socráticos.

As principais escolas são:

  • Epicurismo. Escola fundada por Epicuro, os epicuristas creem que o bem é originário da prática da virtude e para que o indivíduo encontre o prazer, tanto o corpo quanto a alma devem evitar o sofrimento.
  • Ceticismo.
  • Estoicismo. Defendem o uso da razão a qualquer custo. ...
  • Cinismo.

A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.

A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental.