Como era chamado o poeta provençal?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

É também da Provença que vem o substantivo "trovador", pois lá o poeta era chamado "troubadour" (enquanto que, no norte da França, recebia o nome de "trouvère").

A poesia provençal, transportada às demais regiões da Europa, envolve erotismo, valorização da mulher, jogos e práticas amorosas sofisticadas, apresentando o amante cortês superior ao homem vulgar. Do ponto de vista formal, é uma poesia refinada com relação ao ritmo, as rimas e a métrica.

O menestrel, por sua vez, era um músico e cantor, podendo fixar-se numa corte ou permanecer em trânsito. Esse termo foi substituindo, a pouco e pouco, a denominação jogral. O trovador possuía, em geral, bons conhecimentos técnicos da arte de criar melodias, de executar instrumentos e de versejar.

Quem escrevia as composições eram chamados de trovadores. Quem cantava ou recitava os poemas era chamado de Jogral.

Aedo em grego antigo significa “cantor”; os aedos eram os poetas que, antes da invenção do alfabeto, praticavam o culto da deusa Memória e das musas e recebiam dessas divindades o dom de compor canções ao som da lira.

As origens do Trovadorismo
A mais antiga manifestação literária galaico-portuguesa que se pode datar é a cantiga "Ora faz host'o senhor de Navarra", do trovador português João Soares de Paiva ou João Soares de Pávia, composta provavelmente por volta do ano 1200.

O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).

Dom Dinis I (1261-1325) foi o sexto rei de Portugal. Reinou 46 anos - entre 1279 e 1325. Poeta e protetor dos trovadores, ficou conhecido como o Rei Trovador.

Gonçalves Dias foi um dos maiores poetas da primeira geração romântica do Brasil. Foi patrono da cadeira 15 na Academia Brasileira de Letras (ABL). Lembrado como poeta indianista, ele escreveu sobre temas relacionados à figura do índio. Além de poeta, ele foi jornalista, advogado e etnólogo.

O típico estilo provençal tem origem no sul da França, na Provença. Surgiu em meados dos anos de 1700, através dos camponeses que viviam nessa região e que tentaram copiar a riqueza dos luxuosos móveis e decoração Rocaille, preferido pela nobreza francesa.

A poesia trovadoresca, portanto, possui uma vertente lírico-amorosa (as cantigas de amor e de amigo) e outra satírica (as cantigas de escárnio e de maldizer). Na primeira, predominam os temas do sofrimento amoroso e da saudade.

Enquanto o compositor (de origem) era chamado de trovador, o músico era chamado de menestrel. Chamava-se segrel o trovador profissional, cavaleiro que ia de corte em corte divulgando suas cantigas em troca de dinheiro.

O trovadorismo foi uma manifestação literária da língua portuguesa. No mesmo período que Portugal começou a apontar-se como nação independente, surgiu o trovadorismo. Isso ocorreu por volta do século XII, onde suas origens foram dadas na Provença, espalhando-se por toda a Europa.

Os trovadores eram os autores das cantigas, enquanto os jograis eram os cantores.

Significado de Rapsodo
Poeta popular, ou cantor, que ia de cidade em cidade recitando poemas épicos: Homero era um rapsodo. [Figurado] Poeta cujo canto parece sintetizar os acentos mais sensíveis a seu povo. Cantor, poeta; aedo.

Enreduana era o nome dela. Sacerdotisa, poeta, filósofa, considerada a primeira escritora do mundo. Nasceu em 2.300 a.C, na Mesopotâmia. Foi expulsa de seu próprio reino pelo irmão, e era apaixonada pela deusa Inanna.

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
Com versos marcados pela ironia, com formas diferentes e originais, Drummond leva o título de mais influente poeta brasileiro do século XX.

Homero

Homero foi um poeta grego a quem foi atribuída a compilação da Ilíada e Odisseia, dois dos maiores poemas épicos da Grécia Antiga.

Gildo de Freitas

Mesmo sabendo improvisar em qualquer modalidade, Gildo de Freitas conquistou o título de Rei dos Trovadores a partir de uma única, a que mais particulariza o repente gaúcho, que é a sextilha em redondilha maior.