Como era chamado o futebol?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2197 a.C.

Porém, foi na Inglaterra que o futebol realmente começou a tomar forma. Tudo começou em 1863, quando duas associações de jogos de bola (futebol association e futebol tipo rugby) se separaram, porque os partidários do "rugby" não aceitavam um jogo em que era proibido segurar a bola com as mãos.

Não se sabe com precisão a data em que o futebol surgiu. Historiadores contam que os ingleses adquiriram o hábito de chutar uma bola de couro, símbolo da cabeça de um membro do exército da Dinamarca, como forma de comemorar a expulsão dos dinamarqueses de seu país ainda no século X.

Mais parecido com o modelo praticado nos dias de hoje, o "Calcio storico" era praticado na Itália no século XIV pela nobreza. Os jogadores deviam respeitar um espaço de 120 metros por 180 metros marcados por balizas de madeira nas extremidades. As equipes tinham entre 25 a 30 integrantes cada.

O futebol é o esporte coletivo mais praticado do mundo. É disputado por duas equipes, de 11 jogadores que têm como objetivo colocar a bola entre as traves adversárias o maior número de vezes sem usar mãos e braços. Esse objetivo é chamado gol ou golo.

Esse esporte era visto como sendo algo sagrado, pois representava a fertilidade, virilidade dos jogadores e o capitão do time perdedor era oferecido em sacrifício aos Deuses (FREMANTLEMEDIA, [ca. 2000]). Algumas obras literárias chinesas como Tão Tsé e Yang Tsé, relatam algum tipo de jogo com bola.

O futebol surgiu por aquelas bandas no século 16, com o nome de giuoco di calcio. Pena que eles só jogavam uma vez por ano: era um esporte para os nobres de Florença e Siena.

No Japão, o esporte conhecido na maioria dos países como futebol é tipicamente chamado de soccer, principalmente para diferenciá-lo do futebol americano, que também tem certa popularidade no Japão, particularmente nos meios universitário e corporativo.

AS BOLAS DE FUTEBOL AO LONGO DOS TEMPOS
Sabe-se que o jogo chinês tsu chu, criado por volta de 2500 a.C., foi o precursor do futebol. Em 1836, Charles Goodyear patenteou a borracha vulcanizada e, em 1855, projetou e produziu a primeira bola de futebol com esta borracha.

Charles William Miller

Charles William Miller (São Paulo, 24 de novembro de 1874 — São Paulo, 30 de junho de 1953) foi um esportista brasileiro, considerado o "pai" do futebol e do rugby no Brasil. Charles Miller em 1893 no St. Mary's (Southampton F.C.) Data de nasc.

Existem evidências de esportes semelhantes ao futebol sendo praticado por japoneses, egípcios, além de gregos e romanos antigos. Também há registros em diferentes povos mesoamericanos (da região da Mesoamérica, atual México e América Central). Alguns séculos depois, ainda na Inglaterra, surgiria o futebol moderno.

O Sport Club Rio Grande e a Ponte Preta disputam há décadas o título de clube mais antigo do futebol. O clube gaúcho foi fundado em 19 de julho de 1900.

Confira a análise de Alexandre Reame sobre as 7 regras do futebol que podem, e devem, ser aplicadas nos investimentos:

  1. Ter uma estratégia. ...
  2. Conhecimento do jogo. ...
  3. Diversidade de jogadas. ...
  4. Ter paciência e disciplina. ...
  5. Ter um bom técnico. ...
  6. Se defender, mas não deixar de atacar. ...
  7. Não se acomodar.

Descendente do epyskiros, o harpastum foi um esporte praticado por volta de 200 a.C., na Roma Antiga. O harpastum era disputado num campo retangular, divido por uma linha e com duas linhas como meta. A bola, feita de bexiga de boi, era chamada de follis.

No Brasil, a história do esporte também deve muito aos ingleses, que praticavam o primeiro esporte registrado em terras tupiniquins: o turfe, uma espécie de corrida de cavalo que, ainda em 1810, já era praticado no Rio de Janeiro.

fu·te·bo·lês lês. [Informal] [ Futebol ] Linguagem e vocabulário próprios do meio do futebol (ex.: foi um belo chuto de trivela, como se diz em futebolês).

O que muitos atletas, comissões técnicas e torcedores desconhecem é que a expressão verbal - palavra “deixa” - caracteriza-se uma infração pessoal somente quando há dois jogadores, de times adversários, disputando o mesmo lance, e um desses jogadores, usando palavra “deixa” ou similar, tenta ludibriar o adversário.