Como era Caruaru no passado?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A cidade de Caruaru começou a tomar forma em 1681, quando o governador Aires de Souza de Castro concedeu à família Rodrigues de Sá uma sesmaria (concessão de terras com o intuito de desenvolver a agricultura e a criação de gado) com 30 léguas de extensão (aproximadamente 12 hectares), denominada Fazenda Caruru.

A história de Caruaru começou há 335 anos com a fundação da Fazenda Caruru, da família Rodrigues de Sá. Em 1776, José Rodrigues de Jesus - da família fundadora da cidade - voltou para a fazenda e construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição - hoje uma das mais antigas igrejas da cidade.

Uma das explicações é que o nome Caruaru deriva do dialeto dos índios cariris, que habitavam a região na época da chegada do homem branco, no século 16. “Caru” significa alimento, coisa boa, e “aru aru”, uma repetição que significa abundância. A palavra Caruaru, então, poderia ser traduzida como terra da fartura.

Princesa do Agreste
A cidade é referência no artesanato com barro, herança deixada pelo Mestre Vitalino, no turismo cultural e na representatividade da força do povo do interior do estado.

Admite-se que os Nunes eram remanescentes dos primitivos concessionários daquelas terras, quando foram distribuídas como sesmarias. Os Nunes haviam adotado um casal de órfãos; o menino, José Rodrigues de Jesus, é considerado o fundador de Caruaru.

Foi quando a prefeitura tomou para si a responsabilidade de dar projeção à festa”, disse Walmiré. Foi nesse período que Caruaru se consolidou como a “Capital do Forró”, espalhando esse título graças a uma música composta por Jorge de Altinho e Lindolfo Barbosa, e lançada pelo Trio Nordestino em 1980.

18 de maio de 1857

Fundado em 18 de maio de 1857, o município começou a tomar forma em 1681, quando o então governador Aires de Souza de Castro doou à família Rodrigues de Sá uma sesmaria com trinta léguas de extensão, com o intuito de desenvolver a agricultura e a criação de gado na região, as terras na época constituíam a Fazenda ...

A cidade de Caruaru, hoje, completa 148 anos de existência.

O que começou como uma brincadeira, virou tradição na família Silva. Luiz Antônio passou a mão suja de barro em um dos filhos para "batizar no barro". A brincadeira virou uma celebração na família - cada novo membro passa pelo ritual. Os ensinamentos foram passados para os netos, 28 no total.

Um dos ícones da cultura popular de Pernambuco é a Feira de Caruaru, localizada no Parque 18 de maio e seu entorno. Considerada pelo IPHAN, em 2006, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, figura como uma das mais importantes feiras do Brasil.

A Feira de Caruaru é considerada uma das feiras mais importantes do Brasil e é patrimônio imaterial de Pernambuco. Localizada na cidade de Caruaru (PE), a Feira surgiu em uma fazenda localizada em um dos caminhos do gado, entre o sertão e a zona canavieira, onde pousavam vaqueiros, tropeiros e mascates.

"Foi Cururu, foi Caruara, foi Caruru, hoje é Caruaru".

Em Pernambuco, os municípios mais populosos são Recife (1.494.586), Jaboatão dos Guararapes (653.793), Petrolina (388.145), Caruaru (378.180) e Olinda (349.920).

Surge na Praça A Trupe Gargalhada. Palhaços contando suas historias através de brincadeiras e diversão. A Trupe surge de ensaios de números (conhecidos, também, como "paradas") de palhaços, tendo como referência a palhaçaria circense, que acontecem na Praça da Criança, em Caruaru-PE, todas as segundas-feiras, às 19:30.

A cidade de Caruaru, conhecida nacionalmente como a capital do forró e por realizar um dos maiores “São João do mundo”, tem feito uma festa junina diferente e descentralizada.

“Caruaru é o berço do São João, do artesanato de barro e integra o segundo maior Polo de Confecções do Brasil. Então, não podemos negar que a cidade é uma referência para todo o estado de Pernambuco.