Como era Boaz na Bíblia?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Boaz foi um judeu, morador de Belém e pertencente à tribo de Judá. Boaz era um homem rico e um respeitado proprietário de terras em Belém (Rt 2:1-3). A história de Boaz está registrada no livro de Rute, além de também ser citado em 1 Crônicas 2:12.

Boaz é um nome masculino de origem hebraica e bíblica que possui os significados de “rapidez” e “força”. Este nome aparece como um personagem citado do Antigo Testamento das escrituras sagradas no livro de Rute e em I Crônicas. Boaz pertencia à tribo de Judá e seria posteriormente o bisavô do rei Davi.

Havia um homem que tinha parentesco mais próximo com Rute do que Boaz, mas ele não estava disposto a aceitar as responsabilidades de cuidar de Noemi e Rute, especialmente a responsabilidade de casar-se com Rute. Por isso, Boaz pôde aceitar a responsabilidade.

Ou seja, ele devia pagar a soma necessária para que seu irmão recobrasse a liberdade (Lv 25,47-49). Esse parente próximo era chamado de “resgatador” (em hebraico, goel). O objetivo da lei do resgate era defender e fortalecer a família no sentido amplo.”

O texto bíblico aponta claramente que Boaz tinha bem mais idade do que Rute (Rt 2:5,8), a ponto de Rute ter sido elogiada por ele por não ter ido procurar um homem jovem.

Boaz é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, citado no livro de Rute e em I Crônicas como pertencente à tribo de Judá, filho de Salmom, vindo a ser bisavô do rei Davi.

Boaz ficou tão impressionado, ainda mais do que antes. Boaz disse a Rute: “Você é uma bênção. Você sabe que eu sou velho e você é jovem,” ( Rute tinha apenas 40 anos) “mas você quer que eu continue o casamento de seu falecido marid, em vez de você sair para se casar com um jovem da sua idade.

Significado de Remidor
[Religião] Aquele que livrou a humanidade da condenação ao inferno; salvador. adjetivo Que redime, salva, liberta; redentor, salvador.

Obed

Obed ou Obede, é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, mencionado como filho de Boaz e de Rute. De acordo com o livro de Rute, Obed teria sido criado por Noemi, sogra de Rute, tornando-se pai de Jessé e avô do rei Davi.

Rute se casou com dois fazendeiros judeus.
Malom era o filho primogênito de Elimeleque e Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3). O relato bíblico nos revela que os dois filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas.

(Latim):Bíblico Booz, de origem hebraica, “alvoroço, grande alegria”. Nome de um personagem bíblico (Rut 4, 1:10).

Os casamentos mistos por religião são aquelas em que um dos membros do casal acredita e o outro não, ou que cada um tem fé em uma crença.

Boaz, que era da família de Elimeleque, se interessou por Rute, Boaz se casou com Rute, e eles tiveram um filho, Obed, pai de Jessé, pai de Davi.

Boaz foi o marido de Rute e o bisavô do rei Davi.
(...) Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe. Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute.

Boaz, ao perceber a presença de Rute,demonstrou generosidade e compaixão, garantindo que ela tivesse o suficiente para se alimentar e cuidar de sua sogra. A bondade de Boaz não parou por aí. Ele descobriu que Rute era parente de seu falecido parente Elimeleque, marido de Noemi.

Nele temos a redenção por meio do seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus (Efésios 1:7). Resgate significa redenção, por meio de Jesus Cristo, temos o cancelamento da escrita de dívida que temos, por causa do pecado, ou seja, a morte.

Há um bom motivo para o ensinamento da Igreja de não namorar antes dos 16 anos. Deus se preocupa conosco e Seus profetas também. Quando namoramos antes dos 16 anos, podemos ser populares mas somente aos olhos do mundo.

“ Deus usa a vida de Rute para abençoar Noemi. Rute rebusca espigas nas terras de Boaz. Este era parente do marido de Noemi, sendo o resgatador, ou seja, aquele que poderia legalmente suscitar descendência para Noemi em nome do falecido Elimeleque.

A história de Rute mostra que ainda que tudo vá mal, não devemos perder a esperança, pois Deus pode mudar completamente a nossa história. Outro ensinamento precioso é: Vale a pena trabalhar duro!

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.