Como era as fotos antigamente?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

A descrição de Basora era similar ao método de observação de eclipses solares, no século X. O físico e matemático Alhazen possuía uma câmara escura, um espaço totalmente fechado com a exceção de um pequeno furo por onde entrava o feixe de luz. A imagem era reproduzida ao contrário dentro do recipiente.

As fotos tiradas eram armazenadas em uma base separada. Então, por meio de um cabo, era possível ver a imagem capturada em uma tela. Esse modelo permitia o envio mais rápido das imagens e, por isso, foi bastante usado por jornais, por exemplo.

Resposta verificada por especialistas
As semelhanças entre fotografias antigas e fotografias atuais são que ambas são capturadas em um único momento. A única diferença é que as fotos antigas foram capturadas em filme, enquanto as fotos de hoje são capturadas digitalmente.

Evolução da Fotografia
"Tirar fotografia", "fazer um retrato" tornou-se moda na segunda metade do século XIX. A primeira fotografia propriamente dita foi obra do francês Joseph Niépce (1763-1828). Ele estudava as propriedades do cloreto de prata sobre papel desde 1817 e obteve sua grande obra no verão de 1826.

Antes da invenção da câmera fotográfica, a pintura – incluindo a aquarela – e o desenho eram as formas mais comuns de documentar os fenômenos e eventos. Durante séculos os artistas criaram milhares de obras, registrando a realidade como a observavam.

Apps de fotos antigas, retrô e vintage

  1. Gudak Cam Lite. Disponível para Android e iOS, esse app se auto intitula como “câmera velha e gasta”, mas seu maior diferencial é experimentar a sensação de fotografar em um câmera analógica de verdade. ...
  2. Huji Cam. ...
  3. VHS Camcorder.

Nos primórdios da fotografia (séc. XIX), as fotos eram captadas numa chapa de vidro coberta com uma emulsão fotossensível que, depois de revelada se tornava no negativo. Esse negativo era depois usado para expor papel fotossensível e fazer as fotos.

Inicialmente, a fotografia em preto e branco era uma necessidade devido a limitações da tecnologia, mas mesmo agora na era digital, ainda vemos muitos fotógrafos criando fotos sem cores.

A câmera analógica captura a imagem através de um filme fotográfico. A imagem fica armazenado da no filme, em negativo, e só poderá ser vista depois que o filme for revelado - e isso faz parte da magia dela.

Niepce (1765–1833) colocou uma folha de papel sensibilizado quimicamente dentro de uma câmara primitiva apontada para uma mesa posta em seu jardim. Depois de várias horas, ficou gravada no papel uma tênue imagem, considerada hoje a primeira fotografia do mundo.

Joseph Nicéphore Niépce

A primeira fotografia do mundo é de uma janela!
A fotografia tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833), em 1826, é considerada a primeira da história. Para obter esse resultado, o inventor posicionou uma folha de estanho coberta de betume durante oito horas seguidas na frente de uma janela.

A tecnologia numérica revolucionou a fotografia: sem a hegemonia do olhar, que certifica a captação no processo analógico, é no corpo a corpo com a tecnologia que as imagens são feitas, se modificam, cruzam com outros signos e, como improváveis visíveis, circulam no fluxo das redes.

A partir dos anos 70, no entanto, a maior parte das fotografias tiradas já eram coloridas e a fotografia já não era mais uma tecnologia de elite — praticamente qualquer pessoa podia ter uma câmera em casa.

Durante as décadas de 1950 e 1960, houve um pico nas pesquisar de fotografia digital, graças em parte ao trabalho de George Smith e William Boyle. Ainda estávamos longe da qualidade fotográfica usada hoje em dia: na época, as fotos eram de apenas 100 pixels, contra os mais de 14 megapixels do século XXI.

No início dos anos 2000 a fotografia em filme ainda era dominante. Mesmo já tendo passado quase 50 anos da invenção da primeira câmera digital. Carregávamos rolos e rolos de filmes e, ocasionalmente, pensávamos em enviar fotos para parentes distantes.

Hoje ter uma fotografia digital é simples, instantâneo e barato". Rodolfo Santos conta que devido a facilidade, a fotografia se tornou uma febre: "A primeira fotografia que se reconhece data do ano de 1826, feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Desde então, a técnica sofreu várias mudanças.