Como era as casas em 1800?

Perguntado por: scalixto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Entre 1800 e 1850, surge a casa de porão alto, construída de frente para a rua, mas com uma pequena escada logo após a porta de entrada. Dotada de uma planta simples, a moradia ganhou estátuas decorativas na fachada e o telhado começou a ser construído em quatro águas. A cor mais comum das casas era a branca.

Em São Paulo, nas primeiras décadas do século XIX, havia casas térreas e sobrados erguidos no alinhamento de ruas estreitas e tortuosas. Eram implantados lado a lado, sem recuo lateral. O lote era estreito e comprido – o “jardim-horta-pomar” ficava ao fundo, no recuo posterior.

As casas costumavam ter de um a três pavimentos, varanda, colunas, beirais e telhas de barro numa cobertura de várias águas para auxiliar no escoamento. As paredes eram feitas de taipa de pilão, adobe ou pau a pique. Já nas casas mais ricas, eram de pedra e barro ou tijolos.

A arquitetura neoclássica foi um movimento cultural surgido na Europa, no final do século XVIII, em reação aos estilos de arquitetura renascentista. Ele coincidiu com a Revolução Industrial e as artes Decó, Nouveau, neogótico e eclético.

O espaço do sótão transformou-se em quarto para hóspedes e um banheiro; o primeiro andar recebeu um banheiro, home office e berçário; e o térreo ganhou novos quartos e uma nova cozinha. Uma coisa, entretanto, permaneceu: a delicada e sutil atmosfera vitoriana.

A casa colonial tinha de um a três pavimentos e contava com a presença de varanda, colunas e beirais. O telhado era normalmente feito com telhas de barro e as paredes feitas em taipa de pilão ou pau a pique, com ressalva das casas mais ricas que eram levantadas com pedra e barro ou tijolos.

As técnicas construtivas eram diferentes. As paredes, por exemplo, eram feitas de terra, pedra, barro, tijolo burro e cal de obra. O telhado era construído com vigas de madeira, barrotes adicionados de sapé ou telhas feitas de barro em formato de canudos, chamadas de telhas de bica.

No princípio, os materiais mais empregados na construção civil eram aqueles encontrados de forma bruta na natureza, mas modelados e adaptados de acordo com as necessidades. Exemplos disso são a pedra, o barro, os metais e as fibras vegetais. Mas foi a madeira, provavelmente, o material mais utilizado no passado.

A década de 1920 caracteriza-se pela predominância de casas populares, certamente por diversos motivos, dentre eles podemos destacar a crescente industrialização que atraía mão de obra da área rural para a cidade, principalmente a partir de 1924, quando passam a representar 42% das edificações aprovadas de uso ...

Durante quase todo o século XIX, as fazendas brasileiras ainda possuíam mão de obra escrava, tanto dentro quanto fora da casa grande. A escravidão foi abolida somente no fim desse século, no ano de 1889. A vida no campo era dura, principalmente para os escravos ou funcionários das fazendas.

Casas de pau a pique, palafita, barracos, construção de alvenaria, condomínios de casas, edifícios e mais. Veja exemplos e fotos para ilustrar e uma breve definição de cada um deles. Existem diversas formas de moradias, das mais simples e improvisadas até as mais modernas e complexas.

Inicialmente, a arquitetura colonial utilizou as técnicas da taipa de pilão e pau a pique, de rápida construção e que utilizava materiais abundantes na colônia: barro e madeira.

Grandes salões de casarões abandonados eram subdivididos por tabiques de madeira para serem ocupados pelo maior número de locatários possível. Galpões de madeira eram erguidos para o mesmo propósito. E os porões, ainda que subterrâneos e com ventilação ainda pior, frio e umidade, não ficavam atrás.

— A tradição manda que as casas sejam pintadas de branco e que tenham portas e janelas amarelas ou azuis, berrantes, para evitar a entrada dos maus espíritos.

Estilos de arquitetura: Qual o seu?

  • 1- Arquitetura Clássica. ...
  • 2- Arquitetura Moderna. ...
  • 3- Arquitetura mediterrânea. ...
  • 4- Arquitetura Tropical. ...
  • 5- Arquitetura Minimalista. ...
  • 6- Estilo Americano. ...
  • 7- Arquitetura Escandinava.