Como era as casas antiga?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

As paredes, por exemplo, eram feitas de terra, pedra, barro, tijolo burro e cal de obra. O telhado era construído com vigas de madeira, barrotes adicionados de sapé ou telhas feitas de barro em formato de canudos, chamadas de telhas de bica.

Segundo as leis da física, o ar quente de um ambiente sobe enquanto o ar frio desce e é por isso que o pé direito das casas tradicionais eram tão altos. Mantinham um clima agradável no ambiente e tinham a função de fazer com que o ar quente saísse por entre as telhas que também possuíam suas peculiaridades.

Pau a pique são construções bastante antigas que utilizam técnicas rudimentares. Essas moradias são geralmente muito simples e mais comuns nos municípios do interior do Brasil.

No horizonte, os edifícios ainda não impediam a vista do céu. O cenário ainda aponta para a calmaria de um tempo em que o trânsito e a segurança urbana não povoavam as preocupações dos habitantes da mesma forma.

Até o anos de 900 a.C., a maioria de suas edificações era feita em madeira, barro e palha. Só no período de mais alto desenvolvimento econômico e cultural dessa civilização antiga é que outras matérias-primas passaram a ser utilizadas.

Sem dúvida, uma das principais diferenças entre casas antigas e casas modernas são os materiais usados nas paredes e forros. Por exemplo, no período colonial, os materiais utilizados em casas antigas eram pedras e tijolos de adobe. Para o assentamento, as argamassas de areia e barro eram as mais comuns.

A primeira moradia – Cavernas e grutas
As primeiras moradias foram as cavernas e grutas, que são imensos buracos existentes nas rochas. Os animais já utilizavam esses locais para se esconder e se proteger de outros animais maiores e de condições do tempo, como frio e chuva.

Na arquitetura dos anos 70, as casas eram todas com o plano aberto e os espaços como a entrada, sala de estar e cozinha se conectavam. Os arquitetos da década estavam claramente à frente de seu tempo, já que esse tipo de configuração ainda é super popular hoje.

Típico de casas construídas na década de 1930 era uma casa com um piso plano e cômodos pequenos. Como você pode ver, a maior parte do mobília e decoração não mudou ao longo das décadas, por isso não é nenhuma surpresa que esta casa tivesse uma extrema necessidade de transformação.

Cortes e abordagens mais ousadas e surpreendentes, foi assim a decoração de interiores da década. As casas eram preenchidas por cores, papel de parede, formas geométricas e muitos tapetes.

Arquitetura mais antiga do mundo conta uma nova história do surgimento da civilização. Localizado no sudeste da Turquia, o Göbekli Tepe, de 11 mil anos, é considerado o templo mais antigo do mundo, superando em muito o Stonehenge, na Inglaterra, e as pirâmides egípcias.

Göbekli Tepe

1. Göbekli Tepe (entre 8.400 a.C. a 12.000 a.C) O nome desta construção pode ser traduzido do turco como algo como “monte com barriga” e ela fica no sudeste da Turquia.

O espaço do sótão transformou-se em quarto para hóspedes e um banheiro; o primeiro andar recebeu um banheiro, home office e berçário; e o térreo ganhou novos quartos e uma nova cozinha. Uma coisa, entretanto, permaneceu: a delicada e sutil atmosfera vitoriana.

Um lugar sagrado. Mais de dois mil anos depois, o Muro Ocidental continua sendo um lugar sagrado para os judeus, que chegam de todas as partes do mundo para orar, pedir a chegada do Messias, o retorno dos exilados, a reconstrução do templo, entre outros pedidos.