Como era a voz de Freddie Mercury?

Perguntado por: hmonteiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Com o estudo, a equipa cientistas descobriu ainda que o músico era um barítono (voz masculina intermédia, entre o baixo e o tenor).

O grande responsável pela capacidade vocal de Mercury era a sua habilidade de usar as chamadas "falsas cordas vocais" para compor o seu canto. Embora o artista acreditasse que seus dentes possuíam grande influência, algumas pesquisas sugerem que ele simplesmente sabia coordenar suas cordas vocais melhor do que nós.

de acordo com a análise de faixas de voz isoladas dos demais instrumentos, a voz cantada de Freddie Mercury conseguia um alcançar 37 semitons dentro do intervalo de tom de F#2 (cerca de 92.2 Hz) para G5 (cerca de 78.4 Hz)

Elasticidade. O estudo de Herbst mostrou que, ao contrário do que se pensava, a voz de Mercury não alcançava quatro oitavas (imagine 48 teclas, pretas e brancas, de um teclado), mas 37 semitons, em uma frequência variando de 92,2Hz (mais grave) a 784Hz (mais aguda).

A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.

Contralto

Contralto: É a voz mais grave e também a mais rara entre as mulheres. Inclusive, é difícil escutarmos esse tom em uma ópera. A lendária Marian Anderson é um dos poucos exemplos de cantora de ópera que ficou famosa por ter um contralto. Sua extensão vai do MI 2 ao LÁ 4.

A nota vocal mais grave atingida por um ser humano é o G-07 (0.189 Hz) por Tim Storms (USA), recorde atingido em 30/03/2012. No repertório clássico a nota mais grave é um D2 na ária de Osmim, em O Rapto do Serralho, de Mozart.

Freddie Mercury tinha uma condição chamada dentes supranumerários, o que fazia com que ele tivesse 36 dentes, contando os sisos, ao contrário do número considerado normal para um adulto, de 32 dentes.

É normal, por exemplo, que se tenha um alcance vocal completo de uma oitava e meia.

Freddie Mercury tinha quatro incisivos extras, que acabou criando o que é conhecido como overjet. Dessa forma, seus dentes frontais foram empurrados mais para a frente, criando o formato da boca que vemos em fotos e vídeo do cantor. Ele jamais quis consertar esse problema, pois temia que isso poderia mudar sua voz.

Um grupo de cientistas austríacos, checos e suecos investigou o vibrato e tom de voz de Mercury. A investigação determinou que os vibrato (vibrações produzidas pelo tremor nervoso no diafragma e laringe para libertar a nota de voz) variam de 5,4 Hz a 6,9 Hz. Chegando a 6,9 Hz já é extraordinariamente poderosa.

O cantor Tim Storms é conhecido por ter a voz mais grave do mundo. Com isso, ele consegue alcançar tons que são indetectáveis para os ouvidos humanos. Portanto, não é por menos que ele ainda detém o recorde do Guinness para “nota mais grave já produzida por um ser humano”.

Sua voz vai de dois E abaixo de meio C (meio do teclado), para dois Bs acima da média C, ou 44 notas. Esta é uma variedade extremamente rara entre os cantores adultos masculinos. Basicamente Michael é capaz de alcançar oitavas, que outros tenores não podem alcançar, com a sua voz natural (sem sussurrar falsetes).

5 vozes masculinas que você precisa conhecer!

  • Rolando Villazón (1972): Nossa primeira dica é do mundo clássico, do canto lírico. ...
  • Ney Matogrosso (1941) ...
  • Nat King Cole (1919-1965) ...
  • Tião Carreiro (1934-1993) ...
  • Chris Cornell (1964-2017)

Ralf. Considerada a dupla mais afinada da música sertaneja, sobretudo entre os anos 80 e 90, Chrystian & Ralf trouxe um estilo marcante e excelente técnica nos vocais para a música sertaneja. O Ralf, irmão mais novo, foi um prodígio.

Extensão Vocal: 5 oitavas. Mariah Carey pode ser considerada a maior diva se o quesito analisado for poder vocal.

Freddie Mercury foi o maior cantor de todos os tempos, segundo o estudo Freddie Mercury - análise acústica da frequência fundamental da fala, vibrato e sub-harmônicos feitos por pesquisadores austríacos, tchecos e suecos em parceria com a Universidade Palacký Olomouc, da República Tcheca.

Um estudo da University College, de Londres, determinou qual o tipo de voz mais sensual para homens e mulheres. Para elas, a voz deve ser rouca e aveludada, como a da radialista Antônia Leite Barbosa.

Os pesquisadores fizeram os cálculos e concluíram que o pico de atração acontece com vozes a 96 Hz – frequência média parecida com a do ator Jon Hamm, o Don Draper na série Mad Men, que você pode ouvir no vídeo abaixo.

A maneira de falar é uma forma pela qual avaliamos as pessoas a nosso redor. Quem tem uma voz atraente é considerado competente, gentil e confiável. Isso, por sua vez, produz um "efeito halo", ou efeito auréola — em que vemos pessoas que consideramos boas como mais atraentes.

Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante.