Como era a vida dos sacerdotes no Antigo Testamento?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Os sacerdotes desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, sacrifício pelo sacrilégio, consagrações, culto divino. Dentre os sacrifícios pelos pecados, havia o sacrifício pelos pecados por ignorância dos sacerdotes.

O sacerdócio é o poder eterno e a autoridade de Deus. Por meio do sacerdócio, Ele criou e governa os céus e a Terra. Por esse poder, o universo é mantido em perfeita ordem. Por esse poder, Ele realiza Sua obra e glória que é “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39).

Levítico 21. Os sacerdotes devem ser homens santos — O sumo sacerdote não deve casar-se com viúva nem com divorciada nem com prostituta — Os descendentes de Aarão que tiverem deformidades físicas não podem oferecer o pão de Deus sobre o altar.

Véu: O sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo passando por um véu. Havia querubins, ou anjos, bordados no véu (ver Êxodo 26:31–33; D&C 132:19). O véu pode lembrar-nos de que estamos agora separados da presença de Deus por um véu. O grande Sumo Sacerdote — Jesus Cristo — pode abrir o véu.

Era no Santo dos Santos que um homem podia chegar à presença de Deus, mas somente o sumo sacerdote era capaz de entrar e era exigido que se defumasse a sala com incenso, antes de entrar!

Aarão

O primeiro sumo-sacerdote foi Aarão, que foi ungido por Moisés.

O sacerdote nas Escrituras
Nos povos antigos, o sacerdote era aquele que oferecia vítimas à divindade que cultuavam. Sua posição era sempre elevada, pois cabia a ele cuidar das cerimônias sagradas. Em geral, a expiação dos pecados através do oferecimento de vítimas, oblações.

Elementos como o crescimento da importância dos templos e desenvolvimento da magia e da superstição foram fundamentais para que os poderes dos Sacerdotes atingissem outras proporções. Tamanho foi o prestígio adquirido que tal poderio permaneceu até o Período Tardio do Egito.

Desde então, prepara e forma sacerdotes todos os anos. Ao todo, 47 seminaristas moram e estudam no local. Em média, são oito anos de formação - um processo longo, que exige planejamento.

Os portadores do sacerdócio são autorizados a agir em nome de Deus para dirigir Sua Igreja e administrar as ordenanças sagradas necessárias à salvação, como o batismo, a confirmação, a administração do sacramento e o casamento no templo.

Essa autoridade da família inclui a autoridade para dirigir as atividades da família, as reuniões de família (como a noite familiar), as orações em família, o ensino do evangelho e o aconselhamento e disciplina dos membros da família.

Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo. O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.

Eles organizavam os rituais, festas e atividades religiosas no Egito Antigo. Os sacerdotes tinham muito conhecimento sobre as características e as funções de cada deus egípcio. Organizavam os templos e os rituais depois da morte do faraó.

Havia apenas um templo e os sacerdotes seguiam uma escala de serviço para exercerem suas funções e Abias era o oitavo de um total de vinte e quatro turnos – I Cr 24:10 -; cada turno ministrava por uma semana, duas vezes por ano.

O sacerdócio é a autoridade de representar a Deus. Um homem que recebe o sacerdócio é um representante autorizado do Senhor em qualquer atribuição que lhe for dada. É o dever do representante de qualquer grupo ou organização empenhar-se para representar honrosamente esse grupo ou organização.

A missão de um sacerdote é o serviço, a doação e ele deve ser um sinal da presença de Jesus Cristo no meio de todo povo, anunciando o evangelho, zelando pelos irmãos, ajudando-os a crescer na Fé. Uma demonstração de todo esse amor de dedicação ao próximo e a Igreja é o padre que se dedica ao trabalho missionário.

Os sacerdotes abençoam o sacramento (semelhante à comunhão) que é distribuído para os membros da Igreja, no domingo, durante as reuniões de adoração. Com a permissão dos líderes do sacerdócio locais, os sacerdotes também realizam batismos.

Vossa Reverendíssima (V. Rev.mª) - Usado em tratamento formal a padres, sacerdotes, bispos e religiosos em geral.

Muitos homens da tribo de Levi eram chamados para serem sacerdotes nos templos de Israel, mas somente um homem, descendente de Aarão, era chamado para ser o sumo sacerdote (segundo o Sacerdócio Aarônico).