Como era a vida de Nefertiti?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Nefertiti foi uma rainha do Egito da XVIII dinastia. Foi casada com o faraó do Novo Império, Amenófes IV. Juntos empreenderam uma revolução religiosa e passaram a adorar apenas um deus Aton, simbolizado pelo disco solar. Nefertiti nasceu provavelmente em 1370 a.

"Dentro dessa tríade de Amarna, Nefertiti preenchia o papel feminino. Ela participava de eventos de culto ao lado de seu esposo, em certos cultos, ela agia sozinha", disse a egiptóloga Seyfried. E assim exaure-se o que se sabe seguramente sobre a bela egípcia.

Nefertari

Nefertari foi uma grande rainha egípcia, esposa de Ramessés II faraó do Egito, cujo nome significa "a mais bela", "a mais perfeita" e é muitas vezes seguido pelo epíteto "amada de Mut".

Nefertiti, por ser esposa do faraó, acabou por absorver todas as divindades femininas que eram cultuadas no Egito. Passou a ser venerada como uma semideusa. A reforma da religião não chegou a se incorporar definitivamente na crença popular.

Por volta de 1334, a presença de Nefertiti torna-se nebulosa. Não foi encontrada qualquer representação dela ou referências escritas a partir desse momento. O que aconteceu? Uma possibilidade é que a Grande Esposa Real possa ter falecido vítima da praga que assolou o Mediterrâneo no reinado de Akhenaton.

A rainha teve grande importância na disseminação do culto monoteísta junto ao seu marido, pois era uma das únicas que podia reverenciar e interceder diretamente com o rei-sol Athon.

Há ainda outra hipótese, como os sacerdotes de Amon não aceitavam o Deus Aton como único do Egito, eles teriam mandado assassinar Nefertiti pois a consideravam o braço direito de Aquenáton, sua morte teria desestabilizado o faraó que tinha em sua figura o apoio indiscutível para o Projeto do "Deus Único" representado ...

– RAINHA NEFERTITI
A imagem da rainha serve como o símbolo do poder feminino, do progresso e da prosperidade, uma vez que Nefertiti trouxe o monoteísmo para o Egito. Ela é considerada por muitos, a mulher mais poderosa da história egípcia, que liderou uma revolução religiosa.

Uma outra teoria é que Tutmés, o artista que fez o busto, teria se apaixonado por Nefertiti e, supostamente, ele teria sido rejeitado. Assim, ele teria deixado seu olho branco, na peça que criou, como um símbolo de que a rainha era incapaz de enxergar o amor do artista.

Cleópatra

Cleópatra nasceu em Alexandria, em 69 a.C. Era filha de Ptolomeu XII, sendo parte da dinastia ptolomaica. Era culturalmente grega, sendo que o grego era o seu idioma nativo. Foi rainha do Egito de 51 a.C. a 30 a.C, sendo também a última governante dessa civilização.

Ao todo, foram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus. Ptolomeu 1°, o fundador da dinastia, foi um dos principais generais de Alexandre, o Grande. Por essa razão, os Ptolomeus herdaram o Egito quando Alexandre morreu, em 323 a.C. Seu império, por ocasião de sua morte, abrangia da Grécia à Índia.

“Em todas estas gerações existiram dezoito reis etíopes e uma rainha; os restantes eram todos homens egípcios. O nome da rainha era o mesmo da princesa da Babilónia, Nitocris.

Graças à pesquisa, descobriu-se também que a rainha, além de poderosa, era alta. Devia ter medido 1,65 metros – 9 centímetros a mais do que a média das mulheres do Egito Antigo. “Nefertari foi uma mulher muito bonita, o que podemos ver pelas imagens que existem dela.

No objeto não existe uma identificação nominal que indique que seja Nefertiti, mas o que a identifica como tal é a sua “Coroa Azul”, amplamente utilizada por esta governante.

O efeito do Nefertiti Lift dura em média 6 meses e o procedimento não é invasivo.

Publicado em 6 de outubro de 2022 às, 10h48. Última atualização em 7 de outubro de 2022 às, 10h45. Arqueólogos acreditam ter encontrado os restos mortais de Nefertiti, uma das mulheres mais importantes da história do Antigo Egito.

Adorada como deusa e sacerdotisa de uma nova religião, Nefertiti é, sem dúvida, uma das figuras mais emblemáticas do Egito Antigo. Exercendo um poder e influência quase tão grande quanto de Cleópatra, a rainha se tornou alvo de fascínio por sua tumba desaparecida, seus feitos e sua beleza incomparável.

Na bíblia, ela era conhecida como a amada de Mut, uma deusa bastante poderosa, sendo ela a deusa mãe e divindade primal.

Ele teve oito esposas e cerca de uma centena de filhos e se casou, inclusive, com nada menos do que quatro de suas filhas. Tais relações incestuosas entre pais e filhas ou entre irmãos e irmãs não eram vistas como as vemos hoje.

Tutemés

Acredita-se que tenha sido feito em 1345 a.C., pelo escultor Tutemés.