Como era a vida das primeiras aldeias?

Perguntado por: zmello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Características. As primeiras aldeias eram criadas em proximidade de rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para seres humanos e animais. Também nesse período começou a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc.).

Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.000 e 6.000 a.C., esse agrupamentos humanos numerosos haviam se espalhado na região sul da Europa, no norte da África e no sudoeste da Ásia.

No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários. Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar. Isso possibilitou o desenvolvimento da agricultura.

As primeiras aldeias se formaram ao norte (Alta Mesopotâmia), já que ali a agricultura era mais fácil, pois não sofria com as inundações, muitas vezes violentas, dos dois rios.

O início do comércio nas aldeias
Nesse caso, as pessoas trocavam o resultado do seu trabalho com as demais pessoas de outras comunidades próximas. Exemplo dessa situação seria quem realizava o plantio podia trocar seus alimentos com outras pessoas que possuíam ovos, ou leite, ou lã de animais para tecer roupas.

De modo geral, os índios do Brasil vivem em habitações coletivas, compartilhando ocas ou malocas, feitas geralmente de madeira e palha. Esses locais, de grandes dimensões, não possuem divisões e geralmente abrigam várias famílias.

As primeiras aldeias surgiram com os grupos sociais familiares e contavam com casas feitas de pedra, barro e madeira. No início, atividades como plantar, colher, cuidar dos animais, caçar e produzir ferramentas eram realizadas por todos.

As primeiras aldeias eram criadas em proximidade de rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para seres humanos e animais. Também nesse período começou a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc.).

Aquele chefe que controlava várias aldeias passou a ser denominado rei. Ele governava a partir de sua grande residência, o palácio, com a ajuda de funcionários encarregados de cobrar impostos, aplicar a justiça e defender o reino. Com isso, o rei foi ganhando poder e impondo sua autoridade.

Assim, as primeiras vilas apareceram - quase sempre em torno de rios e lagos, dado a necessidade de irrigação. A grande maioria dos habitantes de vilas neolíticas trabalhavam na agricultura e na criação de animais domésticos.

A primeira Aldeia está localizada na cidade de Imst, na região do Tirol, próximo aos Alpes austríacos.

Passaram a viver às margens de rios e lagos, cultivando trigo, cevada, milho, arroz e cereais – estes que são a base da alimentação tradicional de diferentes povos por todo o planeta até hoje. Ao mesmo tempo, dava-se início a criação de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

No Paleolítico, os instrumentos eram feitos de pedra lascada, e o homem era nômade; no Neolítico, o homem sedentarizou-se e passou a produzir instrumentos de pedra polida.

As aldeias (tabas) eram formadas por conjuntos de casas comuniais (malocas), que costumavam abrigar grandes parentelas.

Resposta verificada por especialistas
Supõe-se que as primeiras aldeias surgiram quando os seres humanos passaram a domesticar os animais e a praticar a agricultura em maior escala, mudando de um modelo econômico baseado no extrativismo para um modelo econômico baseado na agricultura.

Já os homens eram encarregados de caçar, pescar e garantir a segurança da aldeia. As famílias já moravam na beira dos rios e começaram a construir habitações mais resistentes, com pedra, madeira e barro.