Como era a vida da viúva de Naim?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Não apenas havia a dor espiritual e emocional, mas aquela viúva de Naim também teria de enfrentar a ruína financeira — até a possibilidade de morrer de fome. No casamento, a mulher era designada à família do marido para proteção financeira. Se ele morresse, ela ficava aos cuidados do filho herdeiro.

A viúva de Naim era uma senhora do tempo de Jesus que tinha perdido o seu único filho. A Bíblia não dá muitos detalhes sobre sua vida, seu nome, idade nem outros detalhes sobre sua família. Sabemos apenas que essa mulher já havia enfrentado a dura dor da perda do marido e, por fim, perdera também seu filho amado.

O que sabemos é isto: Ela era simplesmente uma viúva. Na sociedade judaica, a mulher e a viúva pouca importância tinham. Neste caso podemos dizer que a viúva era conhecida por sua desgraça, perdera o marido e agora o filho. Não sabemos o nome dela, porque sua fama era de viúva, chamavam ela como viúva.

É justamente quando nos sentimos esquecidos ou desprezados que devemos lembrar que Jesus foi ajudar a viúva exatamente em seu momento de maior necessidade, e Ele virá nos auxiliar também. Às vezes, nos altos e baixos da vida, podemos sentir que Deus não está muito atuante em nosso cotidiano.

Filho único de uma senhora que era viúva. Isto significava que ela estava totalmente desamparada. Não haveria mais ninguém que poderia cuidar e ajudá-la. Jesus movido por uma intima compaixão intervém, nesta situação dramática e faz com que o rapaz morto, que já estava indo para ser sepultado volte a vida.

Naim significa aconchego, tranqüilidade, calma, o que nos leva a crer que aquele era um bom lugar de se viver. Hoje a cidade de Naim fica situada na província Iraniana central de Esfahan, onde são produzido um dos mais finos e sofisticados tapetes do mundo.

O filho da viúva de Naim tinha aproximadamente 17 anos, quando morreu e foi ressuscitado por Jesus.

Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

Compaixão é um sentimento típico dos seres humanos e que se caracteriza pela piedade e empatia em relação à tristeza alheia. A compaixão desperta a vontade de ajudar o próximo a superar os seus problemas, consolando e dando suporte emocional.

Quando a viuvez envolve filhos, há de se considerar que são dois os vínculos que se quebram – a viúva perdeu o companheiro e também o pai de seus filhos. – A obrigação dos pais é cuidar do filho, e deixar esse filho sem pai é como se você não cuidasse dele direito.

Total NaimCafarnaum 62 km.

A ressurreição do filho da viúva de Naim foi um dos milagres de Jesus, realizado durante o enterro do jovem, na vila de Naim, aproximadamente quatro quilômetros ao sul do Monte Hermon.

O milagre envolvendo a ressurreição do filho da viúva de Naim é um dos mais emblemáticos de todo o ministério terreno de Jesus (Lucas 7:11-16).

A história da mulher sunamita, cujo único filho havia morrido (2 Reis 4:20-26), relata que apesar de profundamente angustiada, quando lhe perguntaram: “Vai tudo bem…?”, a resposta foi: “Tudo bem” (v. 26).

11 Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus discípulos e uma grande multidão. 12 Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela.

Filho da viúva é um apelido comumente aplicado aos maçons. Viúva, no caso é a própria Maçonaria, enquanto instituição, já que seu fundador, Hiram Abiff foi assassinado. Dessa forma, seus filhos, maçons seriam órfãos de pai. Essa, naturalmente, é uma alegoria, e não é a única inspiração dessa curiosa expressão.

Lugar de tumulto ou de desordem.