Como era a vida antes da luz elétrica?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Não havia iluminação pública e, à noite, as ruas ficavam muito escuras. Por isso, as pessoas dormiam cedo ou se reuniam em casa, iluminadas pela luz de velas, lamparinas ou lampiões. Nas noites de lua cheia, aproveitavam para passear nas praças e ruas mais movimentadas.

A mesma pesquisa aponta que, com a chegada da luz, a qualidade de vida melhorou 91,2% e as condições de moradia, 88,1%. Também houve impacto de 35,6% na renda familiar, as oportunidades de trabalho cresceram 34,2%, a área de plantio aumentou 21,3% e a produtividade agropecuária, 24,4%.

Antes da descoberta da eletricidade não havia tantas facilidades como hoje em dia. As pessoas tinham muito mais trabalho ao fazer as tarefas do dia a dia. Para passar roupa (exemplo) usava-se ferros a brasa, que tinham uma tampa que era levantada para se colocar a brasa lá dentro.

Ao longo dos séculos, a matriz energética evoluiu bastante. Por muito tempo, no início da história da humanidade, a força muscular foi a principal fonte de energia utilizada pelo homem. Há cerca de apenas 400 mil anos, ocorreu o primeiro avanço tecnológico: o uso do fogo e de utensílios para a caça e a pesca.

Até o século XVIII, não existia iluminação pública – nos momentos de festas e comemorações, a população iluminava as fachadas das casas com as velas feitas de sebo e gordura. No século XIX, algumas cidades brasileiras passaram a ser iluminadas com lâmpadas de óleo de baleia.

Contudo, até o século 19, todos viviam sem eletricidade no Brasil. Nesse período, não havia nem mesmo a iluminação pública e, por isso, as pessoas dormiam bem cedo ou ficavam em casa, iluminados pela luz da lamparina ou do lampião. Quando não havia a iluminação no Brasil, as pessoas se guiavam pela luz da lua cheia.

A distribuição de energia elétrica tornou-se mais eficiente, ampliando o alcance da eletricidade para fins industriais e de iluminação. Torres de transmissão e postes ornamentais passaram a fazer parte da paisagem urbana, mostrando claramente a presença da Light na cidade.

Há 50 mil anos antes de Cristo, quando houve registros de uma espécie de vela, as pessoas possuíam apenas a luz do sol e da lua. Só depois de Cristo que surgiram as velas em forma de bastão que conhecemos hoje. Na Idade Média esses objetos eram utilizados para iluminar todos os locais.

O primeiro aparecimento da eletricidade como fonte de estudo veio a partir do filósofo Thales de Mileto, no início do século VI a.C.. Ele percebeu que após esfregar âmbar na pele animal gerava atração de objetos leves como pedaços de palha e penas.

HISTÓRICO DA ELETRICIDADE. Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.

A energia elétrica é um bem de consumo cuja importância vem crescendo no decorrer das últimas décadas de maneira acelerada, devido ao seu papel como insumo básico nos processos de produção industrial assim como no setor de prestação de serviços e comércio em geral, além do conforto que proporciona aos domicílios da ...

A primeira energia natural utilizada pelo homem de forma intencional foi o fogo. Quando um raio, que anunciava uma tempestade, incendiava uma árvore, o homem pré-histórico não conseguia ainda ter controle sobre ele.

As primeiras formas de energia mecânica que o homem utilizou foram o esforço muscular ( humano e animal), a energia eólica (do vento) e a energia hidráulica, obtida pelo aproveitamento da correnteza dos rios.

Ex: combustível fóssil (petróleo) e carvão.

fogo

O fogo foi a primeira forma de energia dominada pela humanidade. Com o fogo, o ser humano aprendeu a espantar animais selvagens, cozinhar alimentos e fazer ferramentas e utensílios para o uso em sua jornada pela Terra.

A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia eólica (vento), a energia hidráulica (da água) e dos músculos dos animais domesticados.

Começando pelos primórdios da humanidade, a primeira fonte de geração de energia é ainda usada nos dias de hoje: o alimento. Desde muito antes da nossa organização atual de sociedade, o homem já utiliza os alimentos como forma de abastecer as próprias energias.