Como era a sociedade Cuxita?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Na sociedade cuxita camada dirigente era formada pelo rei e seus familiares, além de nobres e sacerdotes. Também havia uma aristocracia provicincial. Abaixo dela, havia comerciantes, artesãos, soldados e funcionários do reino.

Os núbios tinham um jeito próprio para proceder à sucessão de seus reis. Diferente da regra egípcia, onde o poder passava de pai para filho, na Núbia, quando um rei morria, seu poder era entregue a seu segundo irmão, que governava de forma vitalícia.

O Reino de Cuxe (por vezes citado apenas como Cuxe, e após a transferência da capital para Meroé, como Reino Meroítico ou Reino de Meroé) foi um antigo reino africano situado ao sul de Assuão, entre a primeira e a sexta catarata do rio Nilo, onde hoje se localiza o Sudão.

Os cuxitas escolhiam seu rei de um jeito próprio, os líderes das comunidade escolhiam os candidatos que achavam mais preparados para o cargo de rei. Em seguida jogavam sementes no chão para perguntar ao deus da região ”qual dos eleitos deveria ser escolhido”.

Após a conquista, toda a 25ª dinastia de faraós egípcios (de 750 a.C. a 660 a.C.) foi composta por reis núbios, conhecidos como faraós cuxitas ou, por alguns, como “faraós negros”.

Artesãos – Comandavam a construção de casas, túmulos e templos religiosos. Havia também artesãos que fabricavam móveis e, também, trabalhavam com minérios como cobre, o ferro e o ouro.

Resposta verificada por especialistas
Os povos Cuxitas tinham como protetor de guerra e sociedade os deuses, por isso essas divindades são de suma importância e reverência para essa sociedade.

Os cuxitas, como seu povo era chamado, eram africanos negros. Eram agricultores na maioria, embora houvesse também artesãos e mercadores. Às vezes os cuxitas capturavam pessoas de outros povos e as transformavam em escravos. O reino de Kush era muito rico.

Uma kandace governava por dez anos, outra por vinte anos, outra por 30 anos, em seguida o ciclo recomeçava em uma alternância de poder, evitando o despotismo, possibilitando uma paz política que proporcionou o grande desenvolvimento da civilização kushista.

O shaduf inventado pelos egípcios permitia bombear água de locais mais baixos para locais mais altos alimentando assim os canais de irrigação e os reservatórios de água.

Significado de cuxita: Povo de pele escura, originário da terra de Cuxe (Gênesis 2.13).

O solo cuxita era rico em metais como,ouro ferro e pedras preciosas como o rubi.

- A economia do Reino de Cuxe era muito dinâmica e diversificada. Viviam da agricultura (às margens do rio Nilo) e do comércio. O comércio marítimo, praticado nas águas do Mar Vermelho, também teve grande destaque. - O artesanato também era muito desenvolvido.

Os cuchitas eram africanos negros, em sua maioria agricultores, mas também artesãos e mercadores. Eles vendiam ouro, incenso, marfim, ébano, óleos, penas de avestruz e pele de leopardo.

Resposta verificada por especialistas. Os cuxitas e os egípcios, que eram vizinhos, tiveram relações que variavam entre o comércio amistoso e a animosidade militar, tendo variado durante os séculos.

Suas primeiras populações viveram da caça, pesca e coleta, de forma nômade, sempre em movimento. Com o tempo, vão criando aldeias e se fixando no território: viram nômades. Os cuxitas também aproveitaram, como os egípcios, a água do Rio Nilo para a agricultura.

Na agricultura dos cuxitas as plantas mais cultivadas foram:o. trigo,a cevada,o sorgo,a lentilha,além de hortas e pomares com frutas diferentes.

O reino de Cuxe e as cidades de Napata e Meroe, até muito recentemente, eram muito pouco conhecidos do mundo. Sabia-se apenas, que eram as terras do ouro e ferro, das encantadoras candaces e das gentes que tinham a pele extremamente negra, localizadas ao Sul do Egito, na chamada África Nilótica.