Como era a sandália dos egípcios?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

No Antigo Egito, os sapatos eram feitos de palha, papiro ou fibra de palmeira. As pessoas os usavam somente quando era necessário, carregando-os consigo de um lado para o outro. E isto, claro, era um benefício apenas dos nobres: os faraós, por exemplo, usavam sandálias adornadas com ouro.

Os primeiros sapatos de que se tem notícia apareceram na Mesopotâmia e no Egito, 5 mil anos antes de Cristo. Eram sandálias feitas de fibras vegetais e couro e nem todo mundo podia usá-las: eram exclusividade dos soberanos sumérios, assírios, babilônicos, cretenses e egípcios.

Inicialmente em pequena escala, a produção de calçados era constituída quase que exclusivamente por artesões que utilizavam o couro processado nos curtumes. A maior concentração de curtumes ocorreu na região do Vale dos Sinos (RS). Outra região de destaque da indústria foi a da cidade de Franca (SP).

Sapatos fechados e confortáveis são indicados para proteger da poeira em Cairo, mas é possível usar chinelo ou papete no Cruzeiro em ocasiões mais descontraídas. Óculos, boné ou chapéu são também essenciais para proteger do Sol.

As sandálias também eram símbolos de humildade, porque, por vezes, as pessoas se descalçavam para mostrar submissão e reverência. Ao longo da Bíblia, Moisés retira suas sandálias como um ato de humildade diante de Deus.

Acredite: este tipo particular de sandália que não sai nos nossos pés teve origem com os antigos egípcios, lá pelos anos 4000 antes de Cristo. O par mais antigo está em exposição no Museu Britânico e data de 1500 A.C.!

Solid Gold OVO x Air Jordan
Chegou a hora de você saber qual é o tênis mais caro do mundo. Avaliado em 2 milhões de dólares (10,4 milhões de reais), o Solid Gold OVO, da Nike, foi desenvolvido para o rapper Drake, utilizando ouro puro sólido de 24 quilates em sua composição.

História. Os chinelos já são usados há milhares de anos, figurando em murais do Egito Antigo de 4000 a.C. Foi encontrado, na Europa, um par de chinelos de folhas de papiro que foi datado como tendo sido fabricado por volta do ano 500. Essas primeiras versões de chinelos eram feitas de vários materiais.

“No Brasil antigo – já que era considerado falta de respeito o escravo permanecer de pés calçados diante de pessoas tidas como superiores -, uma das caracterizações externas da condição escrava eram os pés descalços. Assim, os sapatos eram, para os negros, o símbolo de sua libertação e de seu nivelamento aos brancos.

E sabe de onde veio essa palavrinha? Veio do Francês botte, “bota”, que parece ter vindo de uma palavra antiga do Germânico, butta, “sem fio, embotado, diminuído” e que na terra francesa originou o nome de um calçado grosseiro.

Pesquisas demonstram que o calçado surgiu no final do período paleolítico entre os anos de 12.000 a.C e 15.000 a.C. Pinturas em cavernas da Espanha e sul da França fazem referências ao calçado, uma espécie de bota primitiva de pele (Figura 1) e outros em modelos de sandálias (McDOWELL, 1989).

No Antigo Egito, os sapatos eram feitos de palha, papiro ou fibra de palmeira. As pessoas os usavam somente quando era necessário, carregando-os consigo de um lado para o outro.

Wait Webster

Porém, os primeiros antepassados do tênis foram criados pelo nova-iorquino Wait Webster, já no século XIX. Confeccionados em couro e com um formato semelhante a uma bota, eles foram pensados para serem utilizados em corridas.

Os primeiros sapatos de salto alto foram criados para os cavaleiros persas, para que eles tivessem uma melhor posição dos pés nos estribos durante as montadas. Um desses calçados está em exposição no Bata Shoe Museum, em Toronto – Canadá.

Você poderá usar maiôs ou biquínis normalmente, só não é recomendado uso de “fio dental” ou roupas de banho com transparências. Eu, particularmente, levei um arsenal de maiôs e garanti as minhas fotos no Egito!

Homens e mulheres do antigo Egito usavam na maior parte do ano roupas de linho, com bem pouca costura. Geralmente, os homens usavam shorts-saia (longos ou curtos) presos na cintura, e as mulheres usavam vestidos longos e soltos, com amarração nos ombros (muitas vezes em apenas um dos ombros).

A Maquiagem surgiu no Egito Antigo por volta de 3.000 a.C., onde a pintura dos olhos era feita com o objetivo de refletir sua alma através dos olhos. Essas pinturas eram feitas com o Kohl, um pigmento preto usado como sombra para sublinhar o contorno dos olhos e das sobrancelhas.

Significado de Sandália
substantivo feminino Calçado feito de uma sola com correias que a prendem ao pé.