Como era a pirâmide social da Mesopotâmia?

Perguntado por: acordoba6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.

A civilização mesopotâmica se desenvolveu no vale dos rios Tigre e Eufrates e é considerada o berço da cultura ocidental. Daqueles povos vêm os cálculos astronômicos, a escrita, o primeiro código, as cidades-estados e muito mais. A Mesopotâmia era uma região fértil que facilitava a fixação de populações.

2 – Sacerdotes – eram os responsáveis pelos rituais religiosos e desfrutavam de alguns privilégios na sociedade.

Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.

Os povos que habitaram a região foram os babilônicos, assírios, sumérios e acádios. Os persas derrotaram os acádios em 539 a.C., encerrando o apogeu dos povos mesopotâmicos.

As pirâmides do Egito são importantes monumentos do Egito Antigo. As estruturas feitas de pedra calcária foram construídas para guardar os corpos dos faraós, que, na época, eram vistos pela civilização egípcia como uma espécie de divindade escolhida para serem mediadores entre deuses egípcios e humanos.

As três pirâmides que compõem o Complexo de Gizé foram construídas pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto) e são homônimas de seus reis. Foram construídas para abrigarem seus túmulos, “levantando” o faraó para se unir ao deus do Sol, Rá.

A pirâmide social da Mesopotâmia é a representação gráfica que mostra como a sociedade se estruturou na Antiguidade, no Oriente Médio e, mais especificamente, nas civilizações que se desenvolveram às margens dos rios Tigre e Eufrates. Tudo isso, dependendo do poder de decisão das diferentes classes sociais.

A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates. No entanto, a violência e irregularidade do sistema de cheias desses dois rios exigiam um esforço maior para que a exploração agrícola fosse viabilizada.

Na Mesopotâmia se desenvolveram várias técnicas e muitas invenções surgiram. Criaram a escrita, a roda, a astronomia e desenvolveram com muita maestria a matemática, a engenharia, entre outros conhecimentos.

Assim como a maioria dos povos da Antiguidade, os mesopotâmicos eram politeístas. Na Mesopotâmia, um incontável panteão de deuses e semideuses fazia parte da religião. Apesar de a mitologia mesopotâmica ser ampla e complexa, seus deuses se organizavam em uma hierarquia clara, de acordo com a influência de seu poder.

As cidades-estado na Mesopotâmia eram organizadas em prol do palácio real, santuários e dos mais importantes edifícios públicos, de modo que dentro delas ou muito próximo havia a presença de rios.

Sua função religiosa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses. Através destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade.

sumérios

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia.

Um dos principais legados deixados pelos mesopotâmios foram as técnicas agrícolas, técnicas de irrigação, o estabelecimento de comércios, técnicas de trabalhos com alguns metais e cerâmicas, além de descender deles o primeiro alfabeto que se tem conhecimento.

- Os povos mesopotâmicos dedicavam-se principalmente ao comércio e agricultura. - Atividades complementares também eram desenvolvidas como, por exemplo, artesanato, fabricação de tecidos, metalurgia e confecção de joias.

A palavra mesopotâmia é de origem grega e significa "terra entre rios". Essa região, localiza- se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque.

Seu mais importante rei foi Hamurábi (1728-1686 aC), que ampliou poderes econômicos e políticos na região, derrotando os vizinhos e dominando toda a Mesopotâmia, desde o golfo Pérsico até o norte da Assíria.