Como era a música no Antigo Testamento?

Perguntado por: gferrari . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

No Antigo Testamento, encontramos registros e traços da música como forma de oração e adoração a Deus. Os Salmos, por exemplo, em sua grande maioria foram escritos para serem cantados e tocados com diferentes instrumentos.

A música é uma formar de decorar as Escrituras. A Bíblia diz em Colossenses 3:16: “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.”

Muitos historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se dava a comunicação e nessa época o sentido da música era esse, comunicar-se com os deuses e com o povo.

Entre os discursos proferidos pelo homem no livro do Êxodo, o canto de Moisés (Ex 15,1c-18) é o mais extenso. Trata-se do primeiro canto nas Sagradas Escrituras de judeus e cristãos, veiculando uma oração de louvor ou exaltação.

Jubal

Portanto, o primeiro músico mencionado na Bíblia é Jubal, conforme texto extraído do relato bíblico: “Ada deu à luz Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gênesis 4:20-21).

A música foi dada pelo próprio Deus para preencher um propósito educacional. Em Deuteronômio 31:19-22, o Senhor deu a Moisés a ordem para escrever um cântico e ensiná-lo aos filhos de Israel, com o propósito explícito de fazer com que Israel se lembrasse através daquele cântico aquilo que Deus havia feito por eles.

A Bíblia ensina que o que é sagrado tem maior importância do que o secular (Filipenses 3:17-21; Colossenses 3:1-4). C. A Bíblia possui exemplos de música secular. Estas passagens nos mostram que a música secular faz parte da realidade das culturas bíblicas e que este tipo de música não é condenável por si só.

Na Bíblia. Segundo a Bíblia, Jubal foi o pai dos homens que tocavam harpa e flauta no mundo antes do Dilúvio.

O que Deus diz sobre a Música foi escrito para abordar os temas que são frequentemente levantados a respeito do efeito da música sobre a mente, o corpo e o espírito. Este livro aborda essa três áreas da perspectiva bíblica e científica e não apenas de uma mera opinião pessoal.

I Cor 15,16-22: “Davi disse aos chefes dos levitas que estabelecessem seus irmãos como cantores com instrumentos de música, cítaras, harpas e címbalos, para que sons vibrantes e alegres se fizessem ouvir. Os levitas constituíram Hemã, filhos de Joes, e dentre seus irmãos, Asaf, filhos de Baraquias…

Deus criou a música para Seu louvor. Na Bíblia, as celebrações sempre tinham música. Alguns sacerdotes e levitas trabalhavam a tempo inteiro como músicos, para liderar a música na congregação.

A Música era praticada em coletividade, inclusive com a participação feminina. Tecnicamente, faziam escalas de sete notas e usavam principalmente instrumentos de corda, como a harpa e o alaúde.

Claro que diversos povos passaram a cantar em rituais e momentos de festas, mas a primeira música e letra a qual é possível fazer a reconstrução sonora é o Hino Hurrita nº 6. A música foi encontrada em Ugarit, sua criação teve o intuito de formar um ode à deusa Nikkal, na região da Mesopotâmia.

A ideia básica era a de um aparelho portátil capaz de reproduzir fitas cassetes e rádios AM e FM, o qual o usuário conectava um fone de ouvido.

Abraão

Abraão foi o primeiro ministro de louvor e adoração da história, em que a bíblia se dá o trabalho de descrever.

Os Patriarcas: Altares, Sacrifícios e Alianças
Depois de sobreviver ao dilúvio, Noé constrói um altar e tira de todos os animais limpos — os mesmos que ele poupou! — para queimá-los como oferenda a Deus. Deus a cheira e abençoa Noé, fazendo a primeira aliança explícita mencionada na Bíblia (Gn 8:20–9:17).

Dizer que Deus habita no meio dos louvores significa que Deus é honrado quando seu povo fiel rende louvores a Ele. Deus não depende de qualquer aclamação ou invocação humana para existir ou se manifestar; mas o seu reino é manifestado aos seus adoradores quando eles lhe adoram.

Luiz Ramalho

O projeto nasceu depois que Geber encontrou centenas de obras inéditas deixadas pelo seu pai. O compositor paraibano Luiz Ramalho, que é primo de Elba e Zé Ramalho, teve como seu maior sucesso a música "Foi Deus quem fez você".

Delino Marçal

Deus É Deus - Delino Marçal - LETRAS.MUS.BR.

Flávio Galvão como Nabote em Jezabel (2019), na Record; ator é a voz de Deus em Gênesis.

1 Então cantaram Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele dia, dizendo: 2 Porquanto os chefes se puseram à frente em Israel, porquanto o povo se ofereceu voluntariamente, louvai ao Senhor. 3 Ouvi, ó reis; dai ouvidos, ó príncipes! eu cantarei ao Senhor, salmodiarei ao Senhor Deus de Israel.