Como era a música gótica?

Perguntado por: hveiga . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Música Gótica (ou Rock Gótico) é um gênero musical que surgiu da fusão entre Pós-Punk e Glam Rock. Com uma abordagem mais soturna e melancólica, esse estilo de vida Dark tem inspirações de: Dark Cabaret. Drama.

A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.

O estilo gótico nasce a partir do Românico, após contínuos aperfeiçoamentos técnicos e estéticos, em plena Idade Média nos finais do século XII em França, mais concretamente na Île de France, nas imediações de Paris, desenvolvendo-se essencialmente entre o século XIII e XV na Europa Ocidental.

Música Gótica (ou Rock Gótico) é um gênero musical que surgiu da fusão entre Pós-Punk e Glam Rock. Com uma abordagem mais soturna e melancólica, esse estilo de vida Dark tem inspirações de: Dark Cabaret. Drama.

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.

O nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari (1511-1574), um dos expoentes do Renascimento, que o considerava como um estilo artístico monstruoso e bárbaro. Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência.

Por isso, existem Góticos de todas as religiões: cristãos (católicos, evangélicos, protestantes, pentecostais etc), espíritas, budistas, judeus, umbandistas, wiccans, agnósticos etc, e também góticos ateus e sem religião.

A cruz gótica simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério. Ela marca o estilo gótico e é mais uma tendência da moda do que propriamente um símbolo de fé, muito utilizada em tatuagens e, de modo geral, na estética adotada por góticos e punks do fim do século XX, que usam a cruz como adereço de moda.

Os fundadores desta concepção foram o arcebispo de Uppsala Nicolaus Ragvaldi (1380-1448), o teólogo Ericus Olai (ca 1420-1486), o erudito Johannes Bureus (1568-1652), o historiador Olof Rudbeck (1630-1702) e os irmãos Johannes Magnus (1488-1544) e Olaus Magnus (1490-1557).

Tipos de Góticos(completo):

  • Tipos de Góticos #1: Gótico Tradicional (Trad Goth)
  • Tipos de Góticos #2 Gótico Romântico.
  • Tipos de Góticos #3 Gótico Cibernético(Cyber Goth)

Os godos (em gótico: Gut-þiuda; em alemão: Goten; em Sueco antigo Gutar; em latim: Gothi) eram uma tribo germânica, composta por uma amálgama de grupos e clãs com diversos líderes. A sua origem é objeto de controvérsias.

Atualmente, gótico também é usado para se referir aos indivíduos de posturas incomuns e com uma insaciável curiosidade pela cultura. São intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto com a sociedade moderna.

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

Os adeptos da filosofia gótica adoram caminhar, à noite, em cemitérios e ir à bares e boates decorados com caixões, velas, caveiras, crucifixos, correntes, facas, e outros objetos relacionados com tortura e morte.

Principais características da arte gótica

  • Naturalismo.
  • Simbolismo.
  • Religiosidade.
  • Dinamismo.
  • Elevações verticais.
  • Iluminação natural.
  • Didatismo.

O estilo Gótico nasceu na França, nos anos 1050-1100, e as duas primeiras construções eram simplesmente soberbas: as catedrais de Chartres e a Notre Dame de Reims — as duas maiores e mais importantes do país.

Conceito. A arte gótica simboliza a arquitetura das catedrais católicas, refletindo na escultura e pintura no final da Idade Média. Nos primórdios da Idade Média o centro da vida social estava no campo e o desenvolvimento intelectual e artístico ficava restrito aos mosteiros.

o interior da arquitetura românica é escuro, já o da gótica é arejado e iluminado; a gótica não apresenta muitas estruturas de suporte, enquanto a românica tem grandes pilares em seu interior; a gótica conta com muitas gárgulas, o que não acontece com a românica.

Continuar lendo Como ser gótica fofa?