Como era a moradia da civilização asteca?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Normalmente as casas eram constituídas de duas construções separadas, uma sendo a casa em si, outra sendo dedicada ao banho a vapor. A casa principal tinha suas paredes feitas madeira e adobe (tijolos de terra umedecida), estas suportavam o telhado de palha.

A arquitetura asteca
senso de ordem e simetria; linhas amplas e desenhos geométricos; uso de baixos relevos para complementar ideais e crenças religiosas; construções como templos, palácios e pirâmides.

No topo da sociedade, estavam o imperador e sua família, seguidos de sacerdotes e funcionários de estado, que formavam a elite. Outros grupos que constituíam a sociedade asteca eram comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.

Os Astecas tinham entre seus principais costumes o politeísmo, a prática da agricultura, comércio e artesanato e os sacrifícios ritualísticos. O politeísmo, a crença em diversos deuses, era um elemento em comum entre os Astecas e muitos dos outros povos americanos.

Os astecas cultivavam milho, abóbora, feijão, tomate e cacau.

O local tinha uma estrutura circular, cuja base de pedra vulcânica continua conservada. Sua forma redonda havia diferenciado a construção dos demais templos quadrados que dominavam o espaço mais sagrado para os astecas antes da conquista pelos espanhóis, em 1521.

A arquitetura asteca teve influência de um povo anterior, os toltecas, considerados grandes artesãos. Um dos templos mais importantes foi o Templo Mayor na capital asteca de Tenochtitlan, atual Cidade do México.

As fortalezas indicam o caráter belicoso do Império Inca, que submeteu muitos povos a seu domínio. As fortalezas serviam para garantir a defesa de regiões e cidades.

Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

No Império Asteca, as pirâmides tinham função bem diferente: eram templos com altares onde eram realizadas cerimônias religiosas, sacrifícios humanos especialmente.

Após travar guerra contra os tepanecas, os astecas ganharam força, conquistando cidades vizinhas e cobrando-lhes impostos. Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades. Sua religião era politeísta e tinha no sacrifício humano um ritual extremamente importante.

A economia asteca era baseada principalmente na agricultura, com destaque para o cultivo de milho, feijão e abóbora. Eles também construíram um sistema de canais de irrigação e terraços agrícolas para permitir a agricultura em terras elevadas.

Os astecas eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. No início, a religião dos astecas era muito simples, mas foi se tornando mais complexa quando eles foram entrando em contato com outros povos vizinhos, dos quais foram incorporando novos elementos.

O poder do Imperador era hereditário, e considerado de origem divina e ele governava auxiliado pelo "Grande Conselho", as suas principais obrigações eram proteger o Povo e homenagear os Deuses. Os Astecas tinham pouca liberdade de ação e pouca voz no governo devido a forma de governo ser a Autocracia.

náuatle

3- A língua dos astecas era o “náuatle”. Sua linguagem era pictográfica (forma de comunicação em que desenhos são usados para transmitir ideias, conceitos, objetos, atividades ou eventos).